Após ações recentes da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA contra a indústria de criptomoedas, o Congresso dos EUA está intensificando a supervisão sobre a regulamentação de criptoativos. A supervisão das ações da SEC pelo Congresso tem sido praticamente inexistente até agora, mas isso está mudando.
Patrick McHenry, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, anunciou que o presidente da SEC, Gary Gensler, testemunhará perante o comitê pela primeira vez em 18 de abril para justificar suas ações. O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos é o Comitê da Câmara dos Representantes que supervisiona todo o setor de serviços financeiros, incluindo valores mobiliários, bancos e criptoativos.
#NEW: Chairman @PatrickMcHenry confirms @SECGov Chair Gary Gensler will testify before the House Financial Services Committee on April 18th.
Republicans will hold @GaryGensler accountable for his flagrant disregard for the law, jurisdiction, and the APA.
— Financial Services GOP (@FinancialCmte) March 28, 2023
McHenry, que assumiu o cargo em 2023, estabeleceu o Subcomitê de Ativos Digitais em janeiro de 2023 para resolver a lacuna estrutural no tratamento de questões criptomoedas do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. O representante French Hill preside o subcomitê, e o representante Warren Davidson é seu vice, ambos conhecidos por suas posições de apoio à criptos.
McHenry quer tornar a supervisão da SEC uma parte importante de sua presidência e disse que deseja dar a Gensler mais supervisão do Congresso do que no passado. A audiência destina-se a fornecer clareza sobre a regulamentação e a abordagem da Gensler aos criptoativos.
Esta será a primeira audiência de supervisão da SEC, e McHenry prometeu que haverá muitas audiências regulatórias durante o verão para analisar de perto a questão da regulamentação de criptoativos. Com a intensificação da supervisão pelo Congresso, espera-se que haja mais clareza e transparência no tratamento da indústria de criptomoedas nos EUA.