O banco central dos Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciou recentemente o lançamento de uma nova estratégia que forneceria infraestrutura e tecnologia para a emissão de sua moeda digital (CBDC), que tem o nome de ‘dirham digital’.
Em um comunicado publicado em 23 de março, o banco explica que a implantação da CBDC através da estratégia ‘The Digital Dirham’, faz parte das principais iniciativas do Programa de Transformação da Infraestrutura Financeira (FIT) do país.
O documento destaca que a primeira fase da estratégia está programada para acontecer nos próximos 12 a 15 meses. A ação envolve três pilares principais, são eles: o lançamento do mBridge para transações CBDC transfronteiriças de valor real em acordos comerciais internacionais; prova de conceito (PoC) para pontes CBDC com a Índia; e PoC para CBDCs domésticos no atacado e varejo.
“O CBDC é uma das iniciativas do programa FIT da CBUAE, que irá posicionar e solidificar ainda mais os Emirados Árabes Unidos como um dos principais centros financeiros globais. (…) O lançamento da nossa estratégia CBDC marca um passo fundamental na evolução do dinheiro e dos pagamentos no país”, disse Khaled Mohamed Balama, Governador da CBUAE.
Vale lembrar que, em 15 de março, Índia e Emirados Árabes Unidos firmaram colaboração em moedas digitais do banco central para transações transfronteiriças.
O Banco da Reserva da Índia (RBI) e o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (CBUAE) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em Abu Dhabi para realizar em conjunto uma prova de conceito (PoC) e piloto(s) de uma ponte bilateral de CBDC.
O objetivo da colaboração é explorar a interoperabilidade entre os CBDCs das duas nações, visando melhorar a eficiência e a transparência das transações transfronteiriças de remessas e comércio de CBDC.