Um relatório econômico do governo dos EUA foi divulgado pelo presidente Joe Biden em que o Bitcoin (BTC) é citado 75 vezes. O documento promove uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) dos EUA enquanto tenta a maior criptomoeda.
Conforme apresentou o governo aa seção intitulada “The Perceived Appeal of Crypto Assets”, o BTC supostamente falha em cumprir apenas duas das três características do dinheiro.
De acordo com o documento, o BTC “não é um meio de troca tão eficaz” quanto o dólar americano. “A força do dólar americano é derivada de vários fatores importantes, como a fé nas instituições governamentais e no sistema legal, mas as criptomoedas carecem desses fatores”, disse o relatório. O texto também aborda a volatidade do BTC.
“Por exemplo, o valor de um Bitcoin (em relação ao dólar americano) aumentou mais de 1.000% de março de 2019 a março de 2021 e depois diminuiu mais de 70% de novembro de 2021 a outubro de 2022. Essa volatilidade significa que qualquer pessoa que esteja usando Bitcoins guardar suas economias está sujeito a riscos de alta volatilidade em seu poder de compra”.
Vale lembrar que, recentemente, o líder da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Tom Emmer, acusou o governo de “armar” contra criptomoedas. Ele escreveu uma carta ao presidente da Federal Deposit Insurance Corporation, Martin Gruenberg, questionando se a corporação governamental instruiu os bancos a não fornecer serviços a empresas de criptografia.
Emmer também acusou o governo do presidente Joe Biden de tentar “sufocar ativos digitais” do sistema financeiro dos EUA. Segundo Emmer, o governo estaria “armando” as preocupações em torno do setor bancário para ir atrás das criptomoedas.
O líder da maioria afirmou que essas ações são profundamente inadequadas e podem levar a uma instabilidade financeira mais ampla. Ele também especulou que o governo dos EUA poderia “facilmente armar” uma moeda digital do banco central como uma ferramenta de vigilância.