A escala da correção de desvantagem em andamento do Bitcoin ( BTC ) pode não ser tão alarmante quanto era em 2018, indica que os dados são compartilhados pela Glassnode.
A empresa de análise blockchain relatou que os investidores que mantiveram Bitcoin por mais de um ano mostraram menos interesse em liquidar seus investimentos em comparação com aqueles que mantiveram o ativo digital por três a seis meses. Seu conjunto de dados cobriu o período de correção do Bitcoin de cerca de US $ 65.000 em 14 de abril para cerca de US $ 44.000 na segunda-feira.
Por outro lado, todas as coortes de investidores foram fundamentais para derrubar o preço do BTC em 2018 de $ 19.891 para $ 3.128.
Com a maioria das “moedas antigas” não decidindo garantir seus lucros de 275% ano a ano, mesmo após uma correção de desvantagem de 35%, os dados do Glassnode sugeriram um forte ” comportamento de hodling ” que pode fazer o Bitcoin escapar de um evento de capitulação em massa como o de 2018.
Glassnode observou:
“Apesar de uma forte alta para $ 45k, o mercado de Bitcoin ainda não viu um aumento significativo nas moedas antigas (> 1 ano) sendo gastas. Isso é muito diferente do mercado baixista de 2018, onde veteranos retiraram a liquidez na maioria das altas de alívio. ”
Falta de venda em pânico
Avaliações excessivas lideradas pelo frenesi inicial de oferta de moedas foram a principal causa por trás do crash do mercado de criptomoedas em 2018. As startups aleatórias levantaram bilhões de dólares para construir plataformas de blockchain, mas a maioria delas acabou sendo vaporware ou scams.
Quando a bolha finalmente estourou , o mercado de criptomoedas acabou caindo de US $ 700 bilhões em janeiro de 2018 para US $ 102 bilhões em dezembro de 2018. Como resultado, o Bitcoin, que foi uma das moedas escolhidas durante as campanhas de arrecadação de fundos, caiu 85,27% em relação ao seu então recorde de alta de $ 19.891.
No entanto, a alta dos preços do Bitcoin em 2021 originou-se de sólidos fundamentos macroeconômicos, à medida que os investidores buscavam refúgios seguros contra as políticas monetárias frouxas implementadas pelos bancos centrais em todo o mundo. Como resultado, os esforços dos bancos centrais para proteger as economias contra as consequências financeiras da pandemia do coronavírus elevaram a dívida global para mais de US $ 281 trilhões no ano passado.
Isso foi 355% do produto interno bruto global. De acordo com o Instituto de Finanças Internacionais, espera-se que os empréstimos aumentem em mais US $ 10 trilhões em 2021.
“As pessoas têm menos riqueza e mais dívidas. A desvalorização das moedas fiduciárias tornou tudo mais caro ao nosso redor ”, disse Anthony Pompliano, sócio da Pomp Investments, em nota aos clientes, acrescentando:
“A promessa do bitcoin é que daremos início a uma nova era de dinheiro sólido. A moeda está fora do sistema. Ninguém o controla. As pessoas mais uma vez poderão salvar seu caminho para a liberdade financeira. O dinheiro não perderá valor com o tempo. Na verdade, o poder de compra vai aumentar. “
Investidores de curto prazo estão voltando?
A recente recuperação do Bitcoin de menos de $ 30.000 para mais de $ 45.000 também coincidiu com um aumento modesto na porcentagem de investidores que compraram o ativo digital pela última vez há três ou seis meses.
Em 19 de julho, quando o Bitcoin estava oscilando perto de US $ 30.000, a saída líquida da transação não gasta da criptomoeda para investidores de 3 a 6 milhões era de 12,84%. Isso subiu para 13,44% na segunda-feira. O Bitcoin estava sendo negociado em torno de $ 45.130 no mesmo dia, mostrando que mãos fracas estavam ficando fortes.