Um novo projeto de lei bancário dos legisladores da UE propõe que os bancos atribuam às criptomoedas o maior peso de risco de 1250% até dezembro de 2024.
Os bancos na União Europeia também devem divulgar as operações comerciais e as estruturas de risco relacionadas a cada exposição cripto.
Conta bancária da UE depende do resultado do MiCA
De acordo com a minuta, os bancos também precisam manter reservas mínimas de capital compatíveis com os riscos relacionados a cada exposição ao mercado cripto. Eles devem manter os requisitos de capital de 100% para todas as exposições de criptografia até dezembro de 2024.
A classificação de risco mais alta da Crypto está em conformidade com os requisitos de capital para ativos ponderados pelo risco, de acordo com as reformas de Basel III do Comitê de Supervisão Bancária da Basileia. Os bancos devem manter o capital de acordo com o maior valor gerado pelas avaliações de risco internas e padronizadas. A classificação de 1250% é o limite superior de capital exigido para certos ativos ponderados pelo risco na estrutura de risco padronizada.
O Conselho e o Parlamento da UE devem votar o projeto para que se torne lei nos estados membros da UE.
O novo projeto de legislação bancária pega carona na próxima legislação sobre Markets-in-Crypto Assets, programada para votação no Parlamento Europeu no final de abril de 2023.
O novo projeto de lei regula a emissão e negociação de criptoativos e exige que os mineradores divulguem seu consumo de energia. Novos projetos criptos precisarão delinear os riscos de seus projetos em um white paper obrigatório.
Os legisladores finalizaram os novos regulamentos em outubro de 2022, mas o ônus de traduzir o documento para os 24 idiomas do bloco da UE atrasou seu lançamento.