A Investtools, uma startup brasileira de softwares, vai desenvolver uma criptomoeda para a UNICEF chamada de Giga Token, conforme anunciou em 7 de fevereiro. O objetivo da UNICEF e a International Telecommunication Union é que o novo recurso conecte todas as escolas à internet até 2030.
“Em estreita colaboração com o Giga, o time Investtools desenvolverá um marketplace em blockchain no qual: as partes interessadas do governo fornecem incentivos não monetários (ou seja, isenções fiscais); os stakeholders do provedores de internet assinam contratos para dar conectividade às escolas em troca de uma certa quantidade de tokens; o número de tokens atribuídos a cada escola é determinado pela “pontuação de conectividade” calculada pelo Giga”, informou a empresa.
De acordo com o anúncio, posteriormente, os provedores poderão resgatar seus tokens para conseguir os incentivos não monetários fornecidos ao marketplace.
“Com este projeto, o resultado esperado é a construção de um ambiente que incentive o provedor de internet a melhorar a conectividade de escolas carentes – com ao menos uma escola conectada como prova de conceito. O projeto apoiará a missão do Giga de trazer conectividade para todas as escolas pelo mundo, amparada pela transparência oferecida pelo Blockchain”.
Ainda em nota, a empresa afirmou que espera que com o alcance global do UNICEF “possamos despertar a atenção de fornecedores e órgãos competentes”.
Vale lembrar que, em 21 de dezembro, a Upland anunciou uma parceria de longo prazo com o UNICEF Brasil com o intuito de ensinar jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social sobre o universo cripto e blockchain.