A empresa fintech finlandesa Membrance Finance lançou o EUROe em 2 de fevereiro, que afirma ser a primeira stablecoin e rede de pagamento regulamentada pela UE, de acordo com o anúncio publicado no site do EUROe.
O EUROe opera como uma stablecoin de reserva completa, transformando um euro fiduciário em uma moeda digital indexada 1:1, conforme descrito no post de anúncio. As reservas fiduciárias da moeda são mantidas em uma instituição financeira ou banco localizado na Europa, com garantia da Membrance Finance de que esses recursos não serão gastos.
O CEO da Membrance Fiance, Juha Viitala, descreveu o propósito do projeto afirmando:
“Queremos trazer o financiamento descentralizado para as massas e tornar o mais fácil possível para os europeus usarem uma moeda em que confiam e conhecem. Este lançamento é o resultado de dois anos de trabalho árduo para construir os sistemas de pagamento europeus mais robustos e em conformidade com as regulamentações que permitem alavancar a inovação em finanças descentralizadas e outras tecnologias emergentes,”
O EUROe recebeu uma licença de Instituição de Dinheiro Eletrônico da Autoridade de Supervisão Financeira Finlandesa (FIN-FSA) e está se preparando para cumprir também a esperada legislação europeia MiCA .
Atualmente, o protocolo é executado no Ethereum (ETH) e permite que os usuários implementem contratos inteligentes autoexecutáveis. A equipe do projeto pretende adicionar suporte para mais blockchains no futuro.