A maior bolsa de criptomoedas do mundo – Binance – supostamente restaurou as operações no mercado sul-coreano depois de adquirir uma participação majoritária na plataforma local Gopax.
Ela interrompeu as operações no país asiático em 2021, alegando baixo interesse e uso entre os comerciantes locais.
Binance retorna à Coreia do Sul
A Binance revelou suas intenções de comprar uma participação de 41,2% em um dos principais locais de negociação de cripto na Coreia do Sul – Gopax – e, assim, reentrar no mercado doméstico no mês passado. O mercado baixista golpeou as atividades deste último, que interrompeu as retiradas de determinados produtos em novembro do ano passado. Além disso, a empresa-mãe da Gopax – Streami Inc. – estava entre os maiores credores do credor falido Genesis.
Conforme relatado pela Bloomberg, a Binance concluiu a aquisição assumindo uma posição acionária “significativa” na bolsa coreana. O financiamento foi garantido por meio de uma Iniciativa de Recuperação da Indústria de US$ 1 bilhão, que a Binance co-liderou com outros investidores alguns meses atrás. No entanto, os termos exatos do acordo permanecem desconhecidos.
Yibo Ling – diretor de negócios da Binance – disse que o principal objetivo do acordo é estabelecer um “impulso fundamental” entre os usuários locais e “garantir que qualquer cliente que queira sacar seus ativos tenha a capacidade de fazê-lo.”
O CEO Changpeng Zhao (CZ) aumentou as esperanças de que o retorno da Binance ao país do Leste Asiático “reconstrua a indústria coreana de cripto e blockchain”.
Tanto a Coreia do Sul quanto a Binance passaram por um turbulento 2022. O país estava no centro das atenções quando o colapso da Terra enviou ondas de choque por todo o setor de criptomoedas. A stablecoin algorítmica do projeto – UST – e sua moeda nativa – LUNA – caíram para praticamente zero, causando graves perdas para os investidores.
O co-fundador da Terra – Do Kwon (considerado por alguns como o principal culpado por trás da catástrofe) – relutou em cooperar com as autoridades e reguladores e deixou sua terra natal. Embora a Interpol tenha emitido um aviso vermelho sobre o jovem de 31 anos, seu paradeiro permanece um mistério. Fontes recentes indicaram que ele poderia estar escondido na Sérvia.
Os momentos mais desafiadores da Binance ocorreram em dezembro (várias semanas após o fim do FTX). Muitos participantes criptos perderam a confiança em trocas centralizadas e começaram a sacar fundos em massa. A certa altura, os saques diários da Binance ultrapassaram US$ 8 bilhões.
No entanto, a plataforma atendeu aos pedidos, enquanto CZ garantiu que sua empresa poderia servir como custodiante estável. Ele também afirmou que a onda massiva de retiradas resultou de um FUD.