A última atualização na batalha judicial entre Ripple vs Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos é referente a apresentação da resposta da Investment Banker Declarant sobre uma oposição da Ripple.
A empresa apresentou uma moção anterior para proteger da visão pública seu nome, cargo e empregador, conforme compartilhou em seu Twitter o especialista jurídico cripto James K. Filan.
#XRPCommunity #SECGov v. #Ripple #XRP “Investment Banker Declarant” files a Response to Ripple’s opposition to the motion by “Investment Banker Declarant” to shield from public view his name, position, and employer. pic.twitter.com/DwleVLOHdj
— James K. Filan 🇺🇸🇮🇪 126k (beware of imposters) (@FilanLaw) January 25, 2023
“O declarante do banco de investimentos trabalha em uma corretora registrada na SEC e, como tal, não estava em posição de recusar tal pedido da SEC – o principal regulador de sua empresa – para uma declaração. Se o declarante do banco de investimento se recusou a fornecer uma declaração, a alternativa da SEC foi obrigar seu testemunho a autenticar o documento em questão. É evidente que, quando as únicas opções de uma testemunha são fornecer uma declaração ou testemunhar, há nenhuma escolha verdadeiramente voluntária a ser feita”, diz parte do documento compartilhado por James K. Filan.
Ao comentar a publicação, o advogado participante do processo Ripple, Fred Rispoli, afirmou: “Os custos legais provavelmente estão sendo pagos pelo empregador do nosso declarante misterioso, já que a Sidley é um grande escritório de advocacia que é muito caro. A resposta é interessante porque joga sombra na SEC da maneira mais gentil possível… empresa presa entre uma rocha e um lugar difícil aqui”.
CEO da Ripple comenta acordo com SEC
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, comentou recentemente sobre um possível acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos durante uma entrevista à CNBC. Não acreditando em um possível acordo no processo entre as partes, Garlinghouse afirmou que um acordo somente seria possível se a SEC reconhecesse que o XRP não é um valor mobiliário.
“O problema aqui é que a SEC sob [presidente] Gary Gensler articulou uma visão de que toda criptomoeda é um título. A única maneira de o Ripple resolver, e eu disse isso no início, a única maneira de resolvermos é se houver clareza de que o XRP não é um valor mobiliário em uma base futura…”
Ainda na oportunidade, o executivo da Ripple ressaltou sua estimativa para conclusão do caso, que poderá ser um divisor de águas para o setor de criptomoedas. “Esperamos uma decisão do juiz certamente em 2023. Mas você realmente não tem controle sobre quando um juiz toma suas decisões.
Vale lembrar que, em 18 de janeiro, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, comentou sobre e-mails do ex-diretor da SEC, Bill Hinman, durante o Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos. Para Garlinghouse, após a divulgação desses emails, que foram ordenados a serem entregues ao juiz, poderá ficar mais claro sobre o por quê a SEC abriu o processo contra a Ripple.