Um cruzamento entre duas médias móveis Bitcoin ( BTC ) que apareceu antes do boom de preços de 2020 está sugerindo um retorno em 2021, assim como a criptomoeda carro-chefe vislumbra um rompimento altista de sua atual faixa de negociação de $ 30.000 a $ 40.000.
Os indicadores em foco são a Linha MACD e a Linha de Sinal. MACD é um acrônimo para Moving Average Convergence Divergence, e uma linha MACD representa a diferença entre as médias móveis de 12 e 26 períodos. Enquanto isso, uma linha de sinal é uma média móvel de nove períodos.
Traçar a linha MACD e a linha de sinal juntas forma o chamado Indicador MACD, que permite aos traders prever as tendências de preços futuras. Por exemplo, quando a linha MACD (uma média móvel mais rápida) fecha abaixo da linha de sinal (uma média móvel mais lenta), normalmente reflete uma tendência de baixa em andamento. Por outro lado, a tendência muda para alta quando a linha MACD fecha acima da linha de sinal.
A diferença entre as duas médias móveis forma um histograma. Se a média móvel mais rápida se afastar da média móvel mais lenta, isso indica uma Divergência MACD. Da mesma forma, quando a média de movimentação mais rápida se aproxima da mais lenta, o cruzamento é chamado de Convergência MACD.
Colocando os preços do Bitcoin contra o MACD
Em 2020, os preços do Bitcoin reagiram com precisão aos crossovers MACD . O gráfico abaixo ilustra a referida correlação.
Os recentes cruzamentos de baixa entre a linha MACD e a linha de sinal levaram a quedas. Da mesma forma, cruzamentos de alta levaram a picos massivos. O indicador de histograma mostrou a força dos movimentos de alta e de baixa com base na diferença entre o MACD e as linhas de sinal.
Agora, o histograma está se recuperando de volta a zero com as duas linhas olhando para uma potencial convergência MACD. O mesmo fractal apareceu em março de 2020 . Isso se seguiu a uma forte alta do preço do Bitcoin de $ 3.858 para cerca de $ 65.000.
Preston Pysh, o fundador da Pylon Holding Company – uma firma de investimentos em ações – esperava o déjà vu fractal do MACD. O analista tweetou:
The weekly BTC MACD is looking spicy. pic.twitter.com/6TvdV13yNc
— Preston Pysh (@PrestonPysh) August 5, 2021
Além disso, em uma nota publicada em julho, Katie Stockton, fundadora e sócia-gerente da Fairlead Strategies, escreveu que o “momentum de médio prazo” do Bitcoin estava melhorando graças ao histograma MACD.
Fuga decisiva antecipada
Mas os mercados à vista têm ignorado em grande parte as perspectivas de alta de longo prazo para o Bitcoin, já que o ativo luta repetidamente para ultrapassar os US $ 40.000. Suas tentativas anteriores de estender seu impulso de alta além do referido nível encontraram pressões de venda extremamente altas.
Enquanto isso, em uma nota mais positiva, um sentimento de compra igualmente forte perto de US $ 30.000 impediu os preços do Bitcoin de buscar tendências de baixa mais profundas. Como resultado, touros e ursos igualmente assertivos aprisionaram o Bitcoin na faixa de preço de $ 30.000 a $ 40.000.
Pankaj Balani, CEO da Delta Exchange, espera um movimento de rompimento de alta no mercado de Bitcoin, caso consiga se manter acima de US $ 40.000 por uma semana.
“Em uma fuga conclusiva do nível de US $ 40K, BTC poderia desafiar o nível de US $ 48K,” o executivo disse:
“No lado negativo, os traders irão monitorar atentamente o nível de $ 36K. No colapso abaixo de $ 36K, o BTC pode mover-se rapidamente para uma faixa de $ 28K – $ 32K. ”
O Bitcoin estava sendo negociado a $ 40.723 na época da publicação.