Jeremy Allaire, CEO da Circle, empresa de pagamentos peer-to-peer, espera que o Congresso dos EUA se concentre na regulamentação de stablecoin este ano por por sua natureza direta e potencial de crescimento significativo.
Segundo Allaire, “Stablecoins são a fruta mais barata”, em entrevista ao programa “ First Mover ” da CoinDesk TV na quinta-feira, na conferência anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. “É o mais direto. É uma peça fundamental.”
A Circle é a emissora da moeda USD (USDC), uma stablecoin atrelada ao dólar americano. Existem mais de $ 43 bilhões em tokens USDC em circulação, de acordo com a Crypto.com , e é a segunda maior stablecoin por capitalização de mercado, de acordo com a CoinMarketCap.
Allaire disse que o USDC é um excelente exemplo de como o uso de stablecoin está crescendo. Os legisladores, nos EUA e no exterior, estão se conscientizando do “tamanho e negócios significativos” que as stablecoins podem oferecer. Ele previu que este ano os emissores de stablecoin “serão normalizados em quase todos os principais mercados”.
“O que está acontecendo é que os membros do Congresso estão percebendo que é melhor se educarem ainda mais” sobre as stablecoins, disse Allaire.
“Esta é uma questão de política ativa. Não é uma questão de colocar a cabeça na areia e esperar que desapareça”, disse ele.
Uma stablecoin é um tipo de criptomoeda cujo valor é atrelado a outra classe de ativos, como uma moeda fiduciária ou ouro, para estabilizar seu preço.
O que vem a seguir, de acordo com Allaire, é que os legisladores podem assumir uma posição mais firme sobre as stablecoins em diferentes lugares do mundo, acrescentando que os países do G-20 e os EUA estão liderando esses esforços regulatórios.
A empresa de tecnologia com sede em Boston, Massachusetts, fundada em 2013, continua a evoluir à medida que o ecossistema cripto se desenvolve e cresce, disse Allaire.
Ele disse que sua empresa existe na última década porque “entra pela porta da frente com os reguladores” e pretende estar na frente deles.
“Essa cultura de confiança e transparência, que se desenvolve, [e] paga dividendos”, disse Allaire.
No entanto, as mudanças pelas quais Circle passou são “como escalar uma montanha”, disse ele.
“Você vai subir uma parte e vai ficar tipo, ‘[droga] tem um penhasco, eu não quero cair, eu tenho que girar e voltar para baixo, e então eu tenho que ir faça backup’”, disse Allaire.