Shyam Nagarajan diz que os emissores devem considerar um modelo híbrido de moeda com e sem permissão.
As moedas digitais do banco central (CBDCs) têm o potencial de mudar os sistemas de pagamento, Shyam Nagarajan, sócio executivo da IBM Consulting, disse na segunda-feira no programa “First Mover ” da CoinDesk TV da conferência anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
Nagarajan disse que os CBDCs são o futuro do dinheiro, mas os emissores precisam considerar um modelo híbrido.
“Eles estão substituindo o atual sistema de moeda digital e, de certa forma, são controlados”, disse Nagarajan. “Esta é uma posição excelente em que é necessária uma combinação de permissão e não permissão.”
Embora muitos projetos-piloto de CBDC ainda estejam em fase de desenvolvimento, Nagarajan disse que os pagamentos serão feitos com CBDCs. Enquanto isso, as stablecoins, que são uma forma de criptomoeda atrelada a ativos do mundo real, como ouro ou dólar americano, estão funcionando como “intervalos até que o CBDCS esteja disponível no mercado”.
Rob Massey, líder tributário global, blockchain e criptomoeda da Deloitte, repetiu os comentários de Nagarajan em um segmento separado em “ Pioneiro ”. Ele disse que a capacidade de usar dinheiro programável com contratos inteligentes pode reduzir o atrito e “ajudar empresas de grande porte a elevar seu nível de transparência e sistemas de pagamento em tempo real”.
“É absolutamente para onde estamos indo”, disse Massey, embora tenha alertado que nem todos os CBDCs, stablecoins e protocolos de contratos inteligentes “são criados iguais”.