Em dezembro de 2022, todas as economias do G7 haviam passado para o estágio de desenvolvimento de uma moeda digital do banco central, de acordo com o Atlantic Council (AC).
O AC descobriu que – apesar da lenta progressão do desenvolvimento – “11 países lançaram totalmente uma moeda digital”.
O piloto de CBDC da China deve se expandir para a maior parte do país em 2023 – atingindo atualmente 260 milhões de pessoas, de acordo com o AC.
Voltado para melhorar os pagamentos transfronteiriços, mitigar crimes financeiros, aumentar a inclusão financeira e abordar os riscos apresentados por outras formas de moeda digital – o estabelecimento da CBDC já está sendo implementado por:
- O Banco da Inglaterra
- Banco da Reserva Federal de Nova York
- Autoridade Monetária de Cingapura
- Bancos centrais da Espanha e da Suíça
Com cerca de uma dúzia de CBDCs lançados até agora, outros 17 estão atualmente na fase piloto – ao lado de 72 na fase de pesquisa e desenvolvimento, de acordo com um rastreador do AC.
Apesar da especulação e do interesse nos últimos anos, as principais descobertas do AC relatam que mais de 20 países “darão passos significativos para pilotar um CBDC” em 2023. Esses países incluem:
- Austrália
- tailândia
- Brasil
- Índia
- Coreia do Sul
- Rússia
Esse pivô em direção aos CBDCs foi recentemente evidenciado pelo governador do banco central indiano em 21 de dezembro de 2022 – apesar de pedir a proibição da criptografia – afirmando que o país deveria adotar CBDCs para reduzir a necessidade de imprimir moedas fiduciárias.