De acordo com uma pesquisa da Organização de Consumidores e Usuários da Espanha, 61% dos jovens investem em bitcoin e outros criptoativos.
Uma pesquisa realizada pela Organização de Consumidores e Usuários (OCU) da Espanha revelou que jovens entre 16 e 30 anos demonstram grande entusiasmo por criptomoedas como bitcoin (BTC) e ether (o criptoativo da rede Ethereum).
O estudo , realizado com o apoio do Ministério de Assuntos do Consumidor, mostra que 61% dos jovens espanhóis preferem investir em criptomoedas e o fazem com o dobro da proporção dos investidores mais velhos.
A pesquisa foi realizada durante o mês de setembro, em pleno inverno cripto e embora as previsões não fossem nada otimistas para o preço do bitcoin, naquela época, 63% dos jovens entrevistados indicaram que o bitcoin era sua criptomoeda favorita. O restante dos entrevistados disse ter investido em ethers (ETH) ou ADA (criptomoeda nativa de Cardano).
40% dos que têm atualmente um investimento em criptomoedas têm menos de 500 euros investidos, embora haja 13% que têm 5.000 euros ou mais, segundo os dados fornecidos pelo inquérito.
51% dos inquiridos afirmaram ter obtido lucros e mais de metade deles afirmaram ter obtido um retorno superior a 50% do que investiram inicialmente. 34% dos que investiram em criptomoedas reconheceram ter perdido dinheiro no meio do mercado baixista.
Por outro lado, 9 em cada 10 jovens que preferem investir em criptomoedas disseram não ter nenhum consultor financeiro, então teriam tomado sua decisão financeira por conta própria.
Além disso, apenas 19% afirmaram estar bem ou muito bem informados sobre criptomoedas , enquanto 59% de todos os participantes da pesquisa acreditam que as informações disponíveis sobre esse mercado costumam ser manipuladas por fontes egoístas.