Com o colapso da FTX e os outros acontecimentos que abalaram o mercado cripto, o cenário do setor mudou drasticamente. Embora o ano tenha sido marcado por colapsos, a Binance conseguiu se superar nos índices e “dominar o mercado”, conforme opinou Vetle Lunde, analista sênior da Arcane Research, ao analisar os dados referentes a exchange.
Para o analista, a empresa de Changpeng Zhao é “a clara vencedora de 2022”.
“Não importa como você olhe em termos de atividade comercial, a Binance domina o mercado de criptomoedas.
92% do volume local
66% do volume perp global
49% da OI perp global
61% do volume perp/futures de BTC
30% do BTC perp/futuros OIA Binance é a clara vencedora de 2022″.
Ao avaliar os números sobre o volume spot, o especialista correlacionou o momento da Binance com o auge de Mt. Gox.
“Depois que a Binance aumentou as taxas de negociação para seus pares à vista do BTC neste verão, a bolsa ultrapassou completamente o volume à vista do BTC.
Temos que voltar ao auge de Mt. Gox para encontrar um período em que uma única bolsa dominava de maneira semelhante”.
O analista também observou a evolução da Binance após o colapso da FTX nos números referentes volume perp global, OI perp global e volume perp e futuro de BTC.
“Até novembro, a Binance representava 55% do volume de negociação em perps, mas após o colapso da FTX, mais ou menos toda a participação de mercado em negociação de perp foi ultrapassada pela Binance, levando a um crescimento rápido e predominante no domínio do mercado”.
“A Binance representa quase metade do total de juros em aberto entre cripto perps. Semelhante ao que vimos em volumes, o domínio da Binance ganhou a participação de mercado mais significativa após o colapso do FTX”.
“O domínio da Binance é quase tão alto no BTC quanto em todos os cripto perps. A participação de mercado da Binance só cresceu ao longo do ano e, mais ou menos, toda a participação de mercado da FTX fugiu para a Binance em novembro”.