A agência de refugiados das Nações Unidas (ONU) juntamente com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) anunciaram que vão realizar pagamentos humanitários a ucranianos deslocados internamente (IDPs) e atingidos pela guerra através da stablecoin USDC em carteiras digitais executadas na rede Stellar ($XLM).
“A fase piloto do projeto foi projetada especificamente para a Ucrânia, mas pode ser adaptada em todo o mundo. O ACNUR confirma a elegibilidade e distribui assistência em USD Coin (USDC) da Circle Internet Financial — uma stablecoin em que um USDC é igual a um dólar americano — diretamente na carteira digital Vibrant do destinatário, que pode ser baixada em um smartphone. Isso fornece um local seguro para guardar e transportar fundos em USDC, uma reserva estável de valor, permitindo que as pessoas viajem dentro do país ou cruzem fronteiras sem a necessidade de carregar dinheiro”, afirma o anúncio.
Quando os ucranianos quiserem converter em dinheiro, seja em dólares, euros ou moeda local, eles podem retirar seus fundos em qualquer local MoneyGram global, incluindo mais de 4.500 locais desse tipo na Ucrânia.
“O programa está sendo testado em Kyiv, Lviv e Vinnytsia e será expandido para outras cidades da Ucrânia. O dinheiro fornecerá assistência humanitária a algumas das pessoas mais afetadas e vulneráveis devido à guerra, para ajudá-las a cobrir necessidades básicas como aluguel de acomodação, alimentação, assistência médica e aquecimento durante o inverno. A solução foi amplamente testada nos últimos seis meses e espera-se que seja expandida para alcançar mais pessoas afetadas pela guerra dentro da Ucrânia, bem como refugiados da Ucrânia no início de 2023”.
Denelle Dixon, CEO e diretora executiva da Stellar Development Foundation, destacou a importância e praticidade da tecnologia blockchain nesses tipos de casos.
“Hoje, podemos ver como a tecnologia blockchain nos permite escalar os esforços humanitários de uma forma que não era possível antes. Para os ucranianos em fuga, e principalmente para aqueles cujos bancos são inacessíveis, este projeto piloto de assistência humanitária usando uma carteira digital servirá como uma possível tábua de salvação para a sobrevivência. O projeto em si é um exemplo vívido de como o blockchain tem o potencial de transformar e revolucionar a forma como os fundos humanitários são alocados. O uso da tecnologia blockchain permite que organizações humanitárias como o ACNUR sejam mais transparentes e responsáveis e garantam que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso aos fundos fornecidos em seu nome. Desta forma, os esforços humanitários em todo o mundo serão fortalecidos de forma sem precedentes.
Pausa de USDC na Binance
Vale lembrar que, nesta semana, houve uma pausa temporária no processo para solicitações de retirada da stablecoin USD Coin (USDC) na Binance. O CEO da plataforma, CZ, explicou que, temporariamente, a Binance parou de processar retiradas de USDC por causa das reservas inadequadas da moeda na plataforma.
CZ chegou a reconhecer um aumento nas retiradas de USD Coin após a maior bolsa de criptomoedas do mundo ter mais de um bilhão de dólares em saídas.