Mesmo como os altos e baixos do mercado cripto este ano, um estudo realizado pela Coalition Greenwich em cooperação com a Talos revelou que 92% dos clientes de alto patrimônio e alto patrimônio líquido (HNW) estão solicitando acesso a ativos digitais para inclusão em seus portfólios.
Divulgado nesta nesta sexta-feira (16), o estudo foi realizado com 537 Consultores Financeiros (FAs) nos EUA, destes 30% responderam que já têm ou planejam recomendar produtos específicos de investimento em ativos digitais nos próximos três meses.
Os resultados do levantamento foram obtidos durante o terceiro trimestre deste ano, após o colapso do TerraUSD, Luna e Three Arrows Capital que abalou o mundo dos ativos digitais e precedeu a queda do FTX.
Mesmo com o “inverno cripto”, no geral, a pesquisa observou que a demanda segue em crescimento. De acordo com os dados, mais da metade dos consultores entrevistados sugeriram que o interesse do cliente está aumentando ou permanecendo o mesmo de um ano atrás, inclusive com 35% afirmando que o interesse aumentou significativamente em relação a 2021.
“Os consultores financeiros acreditam que a tendência de crescimento para a adoção de ativos digitais como uma classe de ativos emergentes persistirá e continuará a aumentar, mesmo diante do atual mercado de baixa e dos recentes eventos de mercado”, disse o autor do relatório David Easthope , analista sênior de mercado Estrutura e Tecnologia da Coalition Greenwich. “As FAs estão trabalhando para estar prontas para atender a essa demanda por meio da integração de produtos e plataformas de investimento. Embora o mercado continue a evoluir, os resultados de nossa pesquisa sugerem que a tendência de demanda de longo prazo permanece intacta nesse segmento bastante conservador do mercado.”
Ainda conforme o levantamento, quase dois terços (64%) dos consultores destacaram que recomendaram ou recomendam um fundo negociado em bolsa (ETF) relacionado a ativos digitais. De acordo com o relatório, “as opções disponíveis para ETFs estão se expandindo e parece haver uma demanda reprimida por esses produtos. Também estão recebendo atenção outras estruturas de fundos, como OTC trusts e outros fundos de investimento. Simplificando, os ETFs são obrigatórios, provavelmente devido à sua simplicidade e status regulamentado.”
Vale lembrar que a reunião do Federal Reserve estava sendo bem aguarda pelos investidores que temiam o futuro do mercado. Como resultado, o FED elevou as taxas de juros de curto prazo, nesta quarta-feira (14). O aumento traz a taxa básica de juros do Fed, a taxa dos fundos federais, para uma nova faixa de 4,25% e 4,5%, marcando o nível mais alto desde dezembro de 2007.
Dias antes, o bilionário Elon Musk publicou em seu Twitter sua preocupação com a possível alta nos juros que seriam definidos na reunião. Caso ocorra da forma como o empresário espera, pode ser que se torne um outro driver para a ascensão do Bitcoin ou que ele seja empurrado para baixo. “Se o Fed aumentar as taxas novamente na próxima semana, a recessão será bastante amplificada”, escreveu Musk.