A Crypto.com lançou uma página de comprovação de reservas auditada, mostrando que a bolsa possui criptoativos suficientes para respaldar suas obrigações com os clientes, de acordo com uma declaração de 9 de dezembro no site da bolsa. A nova página mostra que Crypto.com tem 102% do Bitcoin BTC $17,127, 101% do Éter ETH $1,265, e 102% da moeda USD USDC $1.00 necessários para processar saques. Tether USDT $1.00, XRP XRP $0.39, Dogecoins DOGE $0.10, Shiba Inu SHIB $0.000009, LINK da Chainlink LINK $6.84 e MANA de Descentraland ONDE $0.40 também constam do relatório, tendo cada uma delas reservas superiores a 100%.
TWEET
De acordo com o comunicado, a auditoria foi conduzida pelo Mazars Group, uma empresa internacional de auditoria, impostos e contabilidade, do dia 7 de dezembro.
A comunidade cripto tem observado as trocas centralizadas mais de perto desde o colapso da FTX em novembro. O próprio Crypto.com foi pego na crise, pois teve que pausar brevemente os saques na rede Solana devido às consequências do FTX.
Ao liberar sua prova de reservas, a equipe do Crypto.com disse que espera mostrar que é um bom administrador dos ativos dos usuários de criptomoedas e pode ser confiável para processar todas as retiradas. Kris Marszalek, CEO da Crypto.com, explicou:
Fornecer Prova de Reservas auditada é um passo importante para toda a indústria aumentar a transparência e iniciar o processo de restauração da confiança. […] A Crypto.com está totalmente comprometida em fornecer aos clientes em todo o mundo um meio seguro e compatível de se envolver com moedas digitais.
Dado que alguns usuários não confiam nos relatórios da bolsa sobre seus próprios ativos e passivos, a página de comprovação de reservas do Crypto.com também fornece um método para os usuários fazerem uma autoauditoria de suas reservas. Os usuários podem fazer login no aplicativo e verificar os ativos que possuíam no momento da auditoria, e podem copiar o hash Merkle derivado dos saldos.
Depois que o cliente obtém seu hash Merkle, ele pode navegar para uma página de auditor separada sob o controle da Mazars, onde pode receber uma prova detalhada de que seus passivos fazem parte da árvore Merkle maior dos passivos auditados da bolsa.
A Mazar afirma que sua página de auditor executa uma versão do programa Silver Sixpence Merkle Tree Generator de código aberto. Isso implica que, se a página do auditor foi adulterada de alguma forma para produzir resultados falsos, qualquer programador deve ser capaz de descobrir isso executando o programa em seu próprio ambiente de desenvolvedor.