O ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, não respondeu ao pedido para testemunhar perante o Comitê de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado em 14 de dezembro, informa a Bloomberg.
Em um tweet recente, o senador da Pensilvânia enfatizou que ele e o senador de Ohio, Sherrod Brown, ainda esperam que ele testemunhe. No início desta semana, Brown, o presidente do comitê, escreveu uma carta pública, questionando o fundador da criptomoeda a participar da próxima audiência. Se Bankman-Fried não comparecer perante o comitê, ele receberá uma intimação que obrigará seu testemunho.
Nesse ínterim, o ex-chefe da FTX concordou voluntariamente em testemunhar perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, depois de se recusar a ir ao Congresso.
Desde o colapso épico da segunda maior bolsa de criptomoedas do mundo no início de novembro, Bankman-Fried fez várias entrevistas com os principais meios de comunicação para oferecer sua versão da história. Ele provavelmente será questionado sobre se a FTX conscientemente misturou fundos com a empresa irmã Alameda Research, algo que SAM segue negando que aconteceu.
Histórico de mentiras de Sam Bankman-Fried
Conforme reportou o PortalCripto, há pouco tempo, Sam Bankman-Fried tinha muito prestígio e uma das maiores fortunas da indústria, com um patrimônio líquido estimado superior a US$ 16 bilhões. Mas como a maioria das fortunas que só existem no papel, a riqueza pode evaporar durante uma crise de liquidez como a que a FTX passou.
De acordo com a Bloomberg SBF perdeu cerca de US$ 15 bilhões em patrimônio pessoal nesta semana. Já circulam rumores de que ele entrou com pedido de recuperação judicial.
A SBF fez muitas declarações enganosas ao longo de sua carreira. Em maio, a SBF solicitou à Commodity Futures Trading Commission (CFTC) uma licença de prestígio para operar a compensação direta de contratos futuros através da FTX.US, alegando que a FTX tinha tecnologia e habilidades superiores em relação a qualquer outra câmara doméstica. Agora, a FTX enfrenta um processo de falência que abalou o mercado cripto.