O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que há necessidade de um sistema pagamento internacional baseado em blockchain novo e independente em meio às sanções e restrições impostas a seu país.
Segundo Vladimir Putin, as instituições financeiras globais devem refletir as realidades do mundo multipolar e se basear em princípios democráticos abertos.
Em uma conferência de inteligência artificial organizada pelo Sberbank, Vladimir Putin, fez essa declaração, “É possível criar um novo sistema de pagamentos internacionais baseado em tecnologias de moeda digital e registros distribuídos, muito mais conveniente, mas ao mesmo tempo completamente seguro para os participantes e independente de bancos e interferência de terceiros”, disse Putin.
Segundo ele, as instituições financeiras globais devem refletir as realidades do mundo multipolar e se basear em princípios democráticos abertos. “Nas condições das atuais restrições ilegítimas, os assentamentos são uma das linhas de ataque”,
Vladimir Putin, disse também que, “O atual sistema de pagamentos internacionais é caro, e seu sistema de contas correspondentes e regulamentação são controlados por um pequeno grupo de estados e empresas financeiras”.
Vale notar que a Rússia está demonstrando maior interesse para regular indústria de criptomoedas no país, dando um passo adiante ao anunciar o lançamento de uma plataforma nacional de negociação de criptomoedas que as colocaria sob a supervisão do governo.