A TikTok anunciou na sexta-feira que certos tipos de anúncios não seriam mais permitidos em sua plataforma. Conteúdo promocional baseado em criptografia foi incluído entre os tópicos agora proibidos, de acordo com um artigo do FT Adviser em 8 de julho.
As novas diretrizes no site de postagem de vídeo social inibirão especificamente os usuários de postar conteúdo promocional sobre produtos financeiros, independentemente da localização geográfica do postador. “De acordo com a política de conteúdo de marca da TikTok, a promoção de todos os serviços e produtos financeiros agora é globalmente proibida”, detalhou o artigo do FT Adviser .
O TikTok foi um foco de entusiasmo do Dogecoin ( DOGE ) em 2020, quando os usuários compartilharam vídeos relacionados em um esforço para fazer com que mais pessoas aderissem ao movimento . Outros sites de mídia social também hospedaram discussões notáveis sobre os mercados financeiros nos últimos meses, com discussões sobre ações no Reddit também se tornando proeminentes.
“Minha interpretação disso é que [o TikTok] está restringindo o conteúdo patrocinado direta ou indiretamente que leva a um link de afiliado, por exemplo, para se inscrever em uma plataforma de negociação e obter ações gratuitas”, disse o chefe de educação do cliente da Informed Choice, Martin Bamford. Conselheiro FT, adicionando:
“Vemos uma grande quantidade desse conteúdo de marca no TikTok, geralmente de comentaristas mal informados, que atraem seguidores com promessas de riqueza, mas na realidade estão ganhando dinheiro com as pessoas que se inscrevem por meio de links de afiliados.”
Não está claro se a proibição do TikTok se aplica a todas as discussões de produtos financeiros ou apenas àquelas de natureza promocional. O Google proibiu anúncios criptográficos em 2018 , embora tenha removido parte dessa proibição este ano para algumas entidades, dependendo de certos requisitos.