A Rússia movimenta-se para legalizar a mineração de criptomoedas, de acordo com o site local um projeto de lei que poderia entrar em vigor em 1º de janeiro de 2023.
Um grupo de deputados apresentou à Duma do Estado um projeto de lei que permite legalizar a mineração de criptomoedas na Rússia, disse um de seus autores, o chefe do comitê da Duma para o mercado financeiro, Anatoly Aksakov, à RIA Novosti.
Ainda de acordo com informações Anatoly Aksakov, afirmou que o projeto de lei será lido no parlamento no em dezembro. O projeto de lei precisaria ser aprovado na primeira e na segunda leitura, mas Aksakov opinou que as duas leituras poderiam ser realizadas em dezembro “já que planejamos que o projeto de lei entre em vigor em 1º de janeiro de 2023”.
No inicio do mês, uma tentativa anterior de legalizar a mineração de criptomoedas foi rejeitada pelos parlamentares. Os críticos desse projeto de lei alegaram que ele foi apressado e faltou em muitas áreas.
“A aprovação da lei de mineração introduzirá esta atividade no campo jurídico e também permitirá a formação de prática de aplicação da lei, que, entre outras coisas, contribuirá para garantir uma regulamentação mais abrangente de questões relacionadas à emissão e circulação de moedas digitais”, explicou o deputado.