O Fomc, comitê do Federal Reserve (Fed) responsável por decidir a taxa de juros nos Estados Unidos, elevou a taxa de juros americana em 0,75 ponto percentual (p.p.) nesta quarta-feira, 2 de outubro. FED sinalizarou que sua campanha agressiva para conter a inflação pode estar chegando à fase final.
Esta é a quarta vez consecutiva que o Fed eleva a taxa em 0,75 p.p., levando o juro americano para o 4% – o maior desde 2008. A decisão era amplamente era esperada pelo mercado.
Após a divulgação o preço de Bitcoin foi negociado perto de $20.753,42, mas agora está em correção negativa. O valor do mercado global de criptomoedas é de US$ 1,02T, um Aumento de 0,87 % em relação ao último dia.
Fed sinalizações que pode mudar sua política em breve, mas não garante ‘aperto mais leve’
Os diretores afirmaram, no documento que acompanha a decisão, que ainda veem sinais de que a economia está forte e aquecida nos Estados Unidos. A declaração que o mercado esperava, que as próximas altas serão menores, não veio de forma clara, mas houve sinalizações de que o Fed pode mudar sua política a partir da próxima reunião.
Também, o Federal Reserve declarou que seus diretores continuarão a monitorar de perto os dados macroeconômicos do país, com o comitê “altamente atento aos riscos de inflação”.
“Em algum momento, será apropriado desacelerar o nível de aumentos”, disse Powell. “Esse momento está chegando, pode vir na próxima reunião ou em uma depois disso.”