De acordo com um comunicado à imprensa, a rede oracle blockchain Chainlink revelou que está trabalhando em uma conceito colaborativo que permitiria à SWIFT instruir transferências de token em quase todos os ambientes blockchain.
A Chainlink acrescentou que isso permitiria que as instituições financeiras se tornassem capazes de blockchain sem enfrentar altos custos iniciais e desafios de desenvolvimento.
A infraestrutura deve usar prova de conceito Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) da Chainlink, um padrão global para mensagens, dados e transferência de token entre cadeias que foi anunciado pela primeira vez em agosto de 2021.
O diretor de estratégia da SWIFT, Jonathan Ehrenfeld Solé, observou que esta não é a primeira vez que a Chainlink e a SWIFT trabalham juntas. Ele disse que aproximadamente cinco anos atrás, Chainlink e SWIFT trabalharam em outra prova de conceito sobre emissão e resgate de títulos.
Essas iniciativas representam uma colaboração entre dois grandes players em seus respectivos setores. A Chainlink é uma das 25 principais blockchains com um valor de mercado de US$ 3,9 bilhões. E a SWIFT principal rede global de mensagens financeiras. Ele está conectado a cerca de 11.000 bancos e lida com mais de cinco bilhões de mensagens financeiras anualmente.