O ecossistema blockchain da Internet das Coisas IOTA ainda está evoluindo, com o passo mais recente sendo a criação da rede Shimmer. De acordo com o comunicado, a rede Shimmer começou formalmente em 28 de setembro, após dois meses de testes de batalha. A rede é uma extensão do blockchain DAG da IOTA que serve como uma rede de teste para o ecossistema IOTA. Ele será usado para testar e certificar atualizações de produtos como IOTA 2.0.
Shimmer é essencialmente uma plataforma de tokenização modular que permite a tokenização de tudo, desde stablecoins a NFTs e ativos do mundo real nativamente na camada 1 sem custos. A camada de execução de contrato inteligente da Shimmer agora suporta a Ethereum Virtual Machine (EVM). ShimmerEVM será a próxima cadeia da rede a ser lançada em algumas semanas.
Shimmer é uma rede de camada 1 que visa desenvolver um novo ecossistema de dApp e contrato inteligente. Ele funcionará de maneira semelhante à rede canário Kusama da Polkadot, que é usada para testar dApps e contratos inteligentes antes de serem implantados na rede principal. O ledger baseado em Shimmer UTXO é muito escalável e tem um tempo de finalização de cinco segundos. Outras vantagens da rede incluem transações sem taxas e conexão em cadeia de camada 2 simultânea.
Ele também permite que os usuários produzam, cunhem e gerenciem ativos diretamente na cadeia de camada 1, sem taxas e sem dependência de blockchains de terceiros. Há também transferências de ativos nativos sem ponte acessíveis em todo o ecossistema. Shimmer é alimentado pelo token SMR, que foi dado à comunidade sem o envolvimento de financiamento de risco. Houve um suprimento de gênese de 1,8 bilhão de SMR, com 1,4 bilhão criado por usuários apostando moedas IOTA durante um período de três meses. As partes interessadas agora podem obter seus tokens SMR agora que o Shimmer foi lançado.