A Web 3.0 crypto tem o potencial de ser tão disruptiva e inaugurar uma mudança significativa com relação a Web 2.0. As ideias fundamentais de descentralização, abertura e maior utilidade para o consumidor formam a base da Web 3.0. A Web 3.0, também conhecida como Web 3, é o próximo passo no desenvolvimento da internet. Continue a leitura e conheça os principais projetos de criptomoedas web 3.0 de 2022.
O que é Web 3.0 Crypto?
A Web 3.0 (também conhecida como web3) é a terceira iteração da Internet que interconecta dados de maneira descentralizada para oferecer uma experiência de usuário mais rápida e personalizada. Ele é construído usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e web semântica, e usa o sistema de segurança blockchain para manter suas informações seguras e protegidas. Descentralização, abertura e incrível utilidade do usuário são as características definidoras da web 3.0. A ideia por trás do uso da web semântica é que ela entenda e interprete o contexto e o conceito dos dados. Portanto, quando um usuário procura uma resposta, a web 3.0 oferece o resultado mais preciso e relevante para o usuário final.
Gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Microsoft são algumas das poucas empresas que atualmente obtêm um enorme lucro com os dados dos usuários. Mas quando o 3.0 permitirá que todos nós sejamos compensados por nosso tempo e dados: “As pessoas foram exploradas essencialmente por empresas de tecnologia. enganados em fornecer dados valiosos com pouca ou nenhuma compensação das empresas que coletam e se beneficiam deles. Em vez disso, [com a web3] as pessoas devem ser pagas pelos dados que compartilham”
Isso significa que os usuários poderão vender seus próprios dados aos anunciantes, mantendo a propriedade e a política de dados. Além disso, o web3 permitirá que sites e aplicativos usem dados de forma mais significativa e adaptem as informações a cada usuário. Portanto, esta terceira geração da web é uma Internet onde você desfrutará de interações personalizadas com máquinas e sites da mesma maneira que quando se comunica com qualquer outro ser humano.
Principais recursos da Web 3.0
- Aberto — É ‘aberto’ no sentido de que é feito com software de código aberto desenvolvido por uma comunidade aberta e disponível de desenvolvedores e realizado à vista do público.
- Sem confiança — A rede oferece liberdade para os usuários interagirem pública e privadamente sem que um intermediário os exponha a riscos, portanto, dados “sem confiança”.
- Sem permissão — Qualquer pessoa, incluindo usuários e provedores, pode se envolver sem a necessidade de permissão de uma organização controladora.
- Onipresente — A Web 3.0 tornará a Internet disponível para todos nós, a qualquer hora e em qualquer lugar. Em algum momento, os dispositivos conectados à Internet não estarão mais limitados a computadores e smartphones, como na web 2.0. Por causa da IoT (Internet das Coisas), a tecnologia permitirá o desenvolvimento de uma infinidade de novos tipos de gadgets inteligentes.
Diferença entre Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0
Antes de nos aprofundarmos na web 3.0, precisamos entender como chegamos aqui – via web 1.0 e web 2.0.
Aqui está a breve história da Internet:
- A Web 1.0 é uma web somente leitura onde as pessoas podem ler informações escritas em sites.
- A Web 2.0 é uma web de leitura e gravação onde as pessoas podem ler e escrever conteúdo em sites e aplicativos.
- A Web 3.0 é uma web de leitura-gravação-interação (alimentada por inteligência artificial) onde as pessoas podem ler, escrever e interagir com conteúdo, incluindo gráficos 3D, em sites e aplicativos.
Continue a leitura para saber os principais projetos criptomoedas web 3.0.
Principais projetos de criptomoedas web 3.0 2022
1. Polkadots (DOT)
A primeira da nossa lista de criptomoedas web 3.0 2022 é Polkadot (DOT) pode interconectar blockchains em uma única rede e simplificar a transferência de dados entre cadeias ou qualquer outro ativo. A interoperabilidade entre seus usuários é, portanto, um grande atrativo para está criptomoeda Web3. A governança baseada no usuário também está em vigor, capacitando todos os detentores de token a votar na direção futura da rede.
2. Chainlink (LINK)
Chainlink permite a transferência de dados externos, eventos e métodos de pagamento de fontes fora da cadeia. Chainlink é a primeira criptomoeda da Web 3.0 que permite integração de dados fora da cadeia em contratos inteligentes. Devido ao seu avanço na integração de dados fora da cadeia, a Chainlink conquistou o interesse de muitos provedores de dados confiáveis, incluindo Brave New Coin, Alpha Vantage e Huobi.
3. Theta (THETA)
Theta (THETA) é uma plataforma de streaming de vídeo construída no blockchain, dedicada a incentivar e descentralizar streaming de vídeo, entrega de dados e computação de borda. Como uma plataforma baseada web 3.0 crypto, é considerada um player inovador, econômico e justo na indústria do entretenimento. A Rede Theta é alimentada por dois tokens nativos, conhecidos como Theta (THETA) e Theta Fuel (TFUEL).
4. Helium (HNT)
Helium (HNT) é outro exemplo do token baseado em Web3. Helium é uma rede descentralizada alimentada por blockchain para dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Ele serve como uma infraestrutura sem fio para conectar conexões de internet para dispositivos inteligentes. A Helium (HNT) foi fundada em 2013 por três fundadores: Amir Haleem, Shawn Fanning e Sean Carey. Ao contrário da maioria dos outros projetos de criptomoeda, o Helium tem seu mecanismo de consenso exclusivo chamado prova de cobertura (PoC).
5. BitTorrent (BTT)
BitTorrent é uma operação descentralizada de compartilhamento de arquivos que antecede o termo “Web 3.0” e a criação do Bitcoin. Com o tempo, evoluiu para um dos aplicativos descentralizados mais usados, foi adquirido pela Tron e até emitiu sua própria criptomoeda BTT que hoje está entre as 50 moedas mais populares.
O BitTorrent é um dos protocolos de compartilhamento de arquivos P2P (Peer to Peer) mais populares que foi lançado em 2001. A empresa lançou seu próprio BitTorrent Token (BTT) recentemente em 2019 e, em menos de dois anos, tornou-se um dos as moedas virtuais mais populares em todo o mundo. O objetivo principal de criar o BitTorrent (BTT) era tokenizar o BitTorrent, que é conhecido por ser a maior rede descentralizada do mundo para compartilhamento de arquivos.
6. The Graph (GRT)
The Graph (GRT) é uma criptomoeda baseada em Web3 que é nativa do The Graph, um protocolo descentralizado para indexação de dados do blockchain. O Graph indexa dados de blockchain de redes como Ethereum e Filecoin, assim como o Google faz para a web. Depois disso, os dados são organizados em APIs abertas chamadas de subgráficos. Mais de 3 mil subgráficos foram usados por milhares de desenvolvedores, incluindo Uniswap, Synthetix, Aragon, AAVE, Gnosis, Balancer, Livepeer, DAOstack, Decentraland e muitos mais. Em setembro de 2020, o Gráfico tinha mais de 7 bilhões de consultas, um aumento de mais de 50% mês a mês (MoM).
Conclusão web 3.0 crypto
Estamos caminhando para uma Internet onde as pessoas terão total controle sobre seus dados e privacidade, e permitirão que as empresas usem seus dados (ou não). Tudo isso será alimentado por blockchain. Portanto, a web 3.0 acelerará o uso honesto e transparente dos dados do usuário, desde resultados de pesquisa personalizados até ferramentas de desenvolvimento multiplataforma e o uso de gráficos 3D. A web se tornará mais imersiva e interativa.