A atualização altamente antecipada do blockchain da camada 1 está programada para ocorrer em 5 dias, com a primeira rodada de atualizações agendada para amanhã e a segunda em 27 de setembro.
O Vasil Hardfork está pronta para aprimorar vários aspectos da blockchain Cardano. De acordo com uma postagem no blog do desenvolvedor do Cardano Input Output Hong Kong (IOHK), o Vasil permitirá que os aplicativos construídos no Cardano se tornem “mais rápidos e sofisticados”, tornando o blockchain mais fácil de construir e melhorando a experiência do usuário. Também melhorará os recursos de dimensionamento da rede e reduzirá as taxas de transação.
A IOHK disse que Vasil é a “atualização mais significativa” de Cardano até agora. O hardfork foi originalmente programado para 29 de junho, mas sofreu dois atrasos para permitir mais testes e problemas de correção.
De acordo com a postagem as principais adições que Vasil desbloqueia são:
Entradas de referência (CIP-31). Essa atualização permite o compartilhamento de dados na cadeia. Anteriormente, os dados eram carregados nas saídas da transação; eles armazenaram e forneceram acesso a informações no blockchain. No entanto, para acessar as informações neste datum, era necessário gastar a saída à qual o datum estava anexado. Isso exigia a recriação de uma saída gasta. A adição de entradas de referência agora permite que os desenvolvedores vejam os dados sem etapas extras. Isso facilita o acesso às informações armazenadas no blockchain sem a necessidade de gastar e recriar UTXOs. Isso será útil para oráculos, por exemplo.
Dados em linha (CIP-32). Os dados de transação foram anexados anteriormente às saídas como hashes. Com a implementação de datums inline, os desenvolvedores agora podem criar scripts e anexar datums diretamente às saídas em vez de usar seus hashes. Isso simplifica como os datums são usados – um usuário pode ver o datum real em vez de fornecê-lo para corresponder ao hash fornecido.
Scripts de referência (CIP-33). No Alonzo, ao gastar uma saída bloqueada dentro de um script Plutus, o script tinha que ser incluído na transação de gastos. Isso aumentou o tamanho do script também causando alguns atrasos em seu processamento. A atualização de scripts de referência permite que os desenvolvedores façam referência a um script sem incluí-lo em cada transação. Isso reduz significativamente o tamanho da transação, melhora a taxa de transferência e reduz os custos de execução do script (já que o script só precisa ser pago uma vez).
Datums e redentores. Após a atualização do Vasil, os desenvolvedores poderão ver os redentores para todas as entradas, em vez de apenas o que está sendo passado para o script em execução.
Primitiva de serialização de dados. Uma nova primitiva ‘serialiseData'(CIP-42) Plutus reduz os custos gerais de memória e CPU, permitindo formas mais otimizadas e genéricas de serialização de dados.