Um novo projeto de lei dos EUA está buscando proibir por dois anos stablecoins algorítmicas, de acordo com um rascunho obtido pela Bloomberg na terça-feira.
Novas stablecoins lastreadas em ativos criados pelos mesmos emissores ou “stablecoins endogenamente garantidas” não serão permitidas pelo menos nos próximos dois anos. Quaisquer stablecoins existentes serão obrigadas a mudar seu modelo de negócios e receber nova aprovação das autoridades competentes dentro de dois anos.
O House Stablecoin Bill tornaria ilegal a emissão ou criação de novas stablecoins que imitam a funcionalidade e os recursos do TerraUSD, uma stablecoin apoiada por algoritmos que infamemente perdeu sua indexação ao dólar em maio, eliminando bilhões de dólares em valor quando irrecuperavelmente caiu para zero. Mais especificamente, o projeto de lei proibiria qualquer stablecoin comercializada como capaz de ser convertida, resgatada ou recomprada por um valor fixo de valor monetário, bem como qualquer outra que dependa apenas do valor de outro ativo digital do mesmo criador para manter um valor monetário. preço fixo.
Embora o projeto de lei se concentre principalmente em restringir a entrada de stablecoins “não lastreadas” em circulação para proteger os consumidores, ele também contém orientações sobre como os ativos atrelados a fiduciários devem ser regulamentados de forma mais geral. O projeto de lei permitiria que bancos e não bancos emitissem stablecoins. No entanto, os emissores de bancos precisariam da aprovação de reguladores federais, como o OCC. Quanto aos emissores não bancários, a legislação orienta o Federal Reserve a estabelecer um processo para tomar decisões de aplicação.
O projeto de lei está em negociação entre a presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Maxine Waters, e o deputado Patrick McHenry. Ainda existe a possibilidade de mudanças serem feitas, pois ainda não foi assinado por Waters e McHenry. Embora uma data de marcação ainda não tenha sido decidida, o Comitê poderia votar o projeto já na próxima semana.