A Eurocoinpay, uma exchange de criptomoedas com sede na Espanha e registrada no Banco da Espanha, fez uma parceria com a Mastercard para se tornar uma das primeiras empresas do país a oferecer seu próprio cartão de débito baseado em criptomoeda. A empresa, que sempre se interessou em incluir soluções de criptomoedas como métodos de pagamento, acredita que isso ajudará seus clientes a fazer melhor uso dos ativos de criptomoedas.
Herminio Fernandez de Blas, CEO da Eurocoinpay, acredita que esse tipo de produto intermediário é necessário para popularizar a criptomoeda. Ele afirmou que esse movimento “consolida as compras com criptomoedas, algo que está sendo cada vez mais implementado em um número maior de lojas que aceitam esses ativos digitais como forma de pagamento”. De acordo com o CEO da Mastercard, Michael Miebach, este cartão ajudará os usuários da Eurocoinpay a fazer compras em mais de 90 milhões de lojas em todo o mundo. A Eurocoinpay considera a mudança um passo na direção de tornar as criptomoedas úteis para os clientes para vários propósitos. Fernández de Blas explicou:
Este é mais um passo para tornar o uso de criptomoedas mais convencional. Não se trata de incentivar a negociação com essas moedas virtuais, mas sim de disponibilizá-las aos usuários para que eles possam tomar a decisão de usar o valor digital que preferirem como meio de pagamento.
Os clientes que desejam fazer uso deste cartão devem atender aos requisitos da Eurocoinpay e também passar pelos controles de lavagem de dinheiro da Mastercard. O cartão estará disponível para todos os clientes da bolsa na União Europeia. A Eurocoinpay é a mais recente de uma longa linha de exchanges que expandiram seu portfólio de serviços para oferecer produtos que vinculam fiat e criptomoeda.
A razão por trás disso é que gigantes de crédito como Visa e Mastercard agora são mais amigáveis às criptomoedas do que antes, permitindo que as instituições financeiras ofereçam serviços de criptomoedas mais abrangentes. No entanto, mesmo ao oferecer suporte a pagamentos com criptomoedas, algumas empresas ainda não estão totalmente convencidos da ideia de criptomoedas como uma opção de pagamento. Em agosto, o CFO da Mastercard, Sachin Mehra, afirmou que a empresa via a criptomoeda mais como uma classe de ativos devido à sua volatilidade.