ssv.network é uma rede de staking ETH de código aberto totalmente descentralizada, baseada na tecnologia Secret Shared Validator (SSV). O SSV também é conhecido como DVT, ou Distributed Validator Technology, pois fornece uma infraestrutura aberta e simples para dividir e distribuir uma chave validadora em vários KeyShares, com a finalidade de executar um validador Ethereum em vários nós não confiáveis. A execução de um validador Ethereum em ssv.network alcança redundância ativa-ativa, introduz novos níveis de segurança de chave de validação e beneficia a rede Ethereum, pools de staking, serviços de staking e stakers solo.
O que é ssv.network (SSV)?
ssv.network é uma infraestrutura de staking descentralizada que permite a operação distribuída de um validador Ethereum. Isso é obtido dividindo uma chave de validação entre quatro ou mais instâncias de nós não confiáveis (‘nó multi-operador’). Os nós são coletivamente encarregados de executar as funções do validador sob um mecanismo de consenso. Em termos simples, o protocolo transforma uma chave validadora em uma construção multisig governada por uma camada de consenso.
O protocolo exclusivo melhora a robustez, a vivacidade e a tolerância a falhas dos nós em todo o ecossistema Ethereum. A distribuição de chaves de validação entre instâncias de nós sugere um grande avanço em comparação com os esquemas de staking existentes que ficam aquém quando se trata de:
- As chaves do validador podem ser armazenadas offline
- Redundância ‘ativo para ativo’
- Personalização de instâncias de nós
- Esquema de assinatura de limite
ssv.network é a primeira implementação pública do primitivo SSV, que se originou como uma pesquisa da Ethereum Foundation em 2019 e desde então cresceu para uma rede de stakers, construtores e operadores de nós governada por DAO e orientada pela comunidade. ssv.network está se aproximando rapidamente da mainnet. Prevista para o início de 2022, a génese da implementação da Infraestrutura de Staking Descentralizada será focada no Ethereum, após o que se prevê a expansão da rede para outras cadeias de POS.
Benefícios do ssv.network
Redundância ativa-ativa e tolerância a falhas
Para que um validador ganhe recompensas ETH assinando transações de dados, ele deve permanecer online e disponível. No atual ecossistema de staking da Ethereum, devido a regras rígidas de protocolo, um validador deve ser executado em apenas um nó e isso apresenta um único ponto de falha. Ao dividir a chave do validador em vários KeyShares e distribuir esses KeyShares para vários nós, se um nó ficar offline para manutenção de rotina ou devido a um problema, a tolerância a falhas é alcançada e os outros nós que mantêm o restante dos KeyShares responderão para manter o validador operativo. Isso resulta em um ambiente de staking descentralizado e sem cortes.
Staking de ETH não custodial e seguro
O SSV permite que a chave do validador seja gerada, dividida em vários KeyShares para distribuição para nós não confiáveis e, em seguida, armazenada offline com segurança. Assim que os KeyShares forem distribuídos para seus respectivos nós, eles operarão o validador e assinarão os dados em nome da chave do validador offline. Isso oferece uma solução de staking altamente segura para os usuários, pois eles nunca precisam entregar sua chave de validação a nenhum operador.
Descentralização e Diversidade
Operadoras independentes, localizadas em todo o mundo, fornecem a infraestrutura para ssv.network e são responsáveis por manter sua integridade geral. Cada operador é livre para escolher o(s) software(s) do(s) cliente(s) validador(es) que irá executar e sua infraestrutura de hardware, enquanto os stakers são livres para escolher os operadores independentes que irão executar seu(s) validador(es). Isso aumenta a integridade geral do blockchain Ethereum e elimina ainda mais pontos únicos de falha e risco para os apostadores, permitindo que os validadores sejam executados em vários clientes.
Como funciona ssv.network (SSV)?
Os validadores compartilhados secretos (SSV) são a primeira maneira segura e robusta de dividir uma chave validadora Ethereum entre instâncias de nós não confiáveis (ou operadores). A chave do validador é dividida de tal forma que nenhum nó deve confiar no outro para funcionar, um certo número pode ficar offline sem afetar o desempenho do validador e nenhuma instância de nó único pode assumir o controle unilateral do validador.
O resultado é uma aposta descentralizada, tolerante a falhas e segura no Ethereum. O SSV pode ser percebido como uma camada intermediária entre o nó validador e a cadeia de beacon. As chaves do validador são divididas em 4 ou mais compartilhamentos e organizadas em uma construção ‘multi-operador’. A tecnologia melhora significativamente as limitações das implementações de staking existentes:
As chaves do validador podem ser armazenadas offline – As chaves do validador são atualmente mantidas online para realizar tarefas na cadeia Beacon. Com o SSV, apenas as ‘Chaves Compartilhadas’ criptografadas são mantidas online, eliminando assim o risco de expor os principais vetores de ataque e exploração. Redundância ‘ativa para ativa’ – Instâncias de nó independentes (operadores) podem operar simultaneamente e gerenciar uma chave de validação sem reduzir o risco Flexibilidade de infraestrutura – os apostadores (validadores) podem alterar e otimizar sua construção de vários operadores alterando 1 ou mais do nó instâncias. Esquema de assinatura de limite – 1 ou mais nós podem ficar offline sem afetar a capacidade do validaotr de continuar realizando tarefas. Isso atinge a tolerância a falhas ideal e o tempo de atividade do validador.
A primitiva SSV foi originalmente proposta pela Ethereum Foundation em 2019. A equipe do BloxStaking juntou-se ao esforço de pesquisa implementando a primeira prova de conceito SSV da primitiva SSV. A tecnologia mais tarde evoluiu para a primeira implementação pública baseada em SSV; ssv.rede.
Tecnologia ssv.network (SSV)
SSV é uma carteira multi assinatura – exigência com uma camada de consenso. É uma camada e que fica entre um nó baliza um cliente validador. Do ponto de vista do usuário, é apenas um componente para conectar e cuidar de tudo em seu nome. Os principais componentes de uma configuração SSV são os seguintes:
- Geração de chave distribuída – Esse processo gera um conjunto compartilhado de chaves públicas e uma cálculos pelos operadores SSV que executam instâncias. Cada operador possui parte da chave privada, confidencialmente, ter um único operador que possa assumir o controle sobre toda a chave privada e decisões.
- Compartilhamento secreto de Shamir – Esse mecanismo usado para reconstruir uma chave validadora usando um limite de KeyShares KeyShares podem não ser descritos por n≥3f+1. O SSV.network é capaz de verificar como assinaturas BLS – permitindo que várias assinaturas sejam combinadas para recriar uma assinatura de chave do validador. Ao Shamir e BLS – como chaves são ‘divididas’ para compartilhar e reagrupadas sempre que uma tarefa é atribuída.
- Computação Multipartidária – Uma aplicação segura de Computação Multipartidária (MPC) ao compartilhamento de compartilhamento que permite que os KeyShares de uma chave SSV sejam distribuídos entre os operadores de forma segura, além de realizar o cálculo descentralizado das tarefas do validador sem um único dispositivo reconstruído.
- Consenso de tolerância a falhas bizantinas de Istambul – Unindo tudo isso, uma camada de consenso do SSV, com base no perigoso Istanbul Byzantine Fault Tolerance (IBFT). O selecionado seleciona aleatoriamente um nó validador (KeyShare) responsável pela proposta do bloco e compartilhamento das informações com os demais participantes. Uma vez que o bloco válido de KeyShares é considerado válido, ele é adicionado à sua validade. Como pode ser, também, se alguns operadores (ou não o pode funcionar no momento) online.
Ecossistema ssv.network
O ecossistema ssv.network é composto por 3 tipos de atores: stakers, operadores e membros DAO.
Apostadores
Serviços ou detentores de ETH individuais que aproveitam a tecnologia SSV/DVT para otimizar a vivacidade, segurança e descentralização de seus validadores. Os participantes pagam uma taxa em tokens SSV aos operadores para gerenciar seus validadores.
Operadores
Os operadores fornecem a infraestrutura de hardware, executam o protocolo SSV e são responsáveis por manter os validadores e a integridade geral do ssv.network. As operadoras determinam suas taxas por serviços em tokens SSV e cobram aos apostadores pela operação e manutenção de seu(s) validador(es).
DAO (detentores de token SSV)
O DAO ssv.network descentraliza a propriedade e a governança do protocolo e da tesouraria ssv.network, sendo o SSV o token nativo da rede. Qualquer pessoa que possua tokens SSV pode participar do DAO e votar em propostas e outros itens que exigem votação. A quantidade de tokens SSV possuídos determina o poder de voto nas decisões que afetam a rede.
O DAO ssv.network é responsável pelo seguinte:
- Pontuação do operador – ssv.network conta com operadores e uma pontuação descentralizada e transparente de sua qualidade, experiência e serviço prestado em uma escala de 0-100%. O DAO também é responsável por vetar “Operadores Verificados” (VOs) e manter uma lista de VOs. Os apostadores podem visualizar e usar esses rankings para escolher os operadores que gerenciarão seu(s) validador(es).
- Taxas de rede – Para usar ssv.network, os apostadores devem pagar uma taxa de rede. A tarifa de rede é um custo fixo cobrado por validador, acrescido das tarifas da operadora. As taxas de rede fluem diretamente para o tesouro do DAO e podem ser usadas para financiar o desenvolvimento adicional do ecossistema SSV e atividades que passaram no processo de votação do DAO.
- Tesouraria – As taxas de rede, pagas pelos stakers, financiam a tesouraria do DAO. Ele é usado para projetos que aumentarão o protocolo e o ecossistema SSV. Isso pode incluir subsídios para desenvolvimento de protocolo e crescimento de rede, receita compartilhada diretamente com detentores de token SSV, incentivo de marketing e comunidade, trocas de token para diversificação de tesouraria e investimentos de parceiros estratégicos em troca de tokens SSV.
- Votação – Os pedidos de subsídios e outras propostas apresentadas ao DAO requerem uma votação para serem aprovados. Qualquer pessoa que possua tokens SSV pode votar em decisões que afetam o DAO, como solicitações de concessão, solicitações para se tornar um operador verificado e outras ideias ou solicitações enviadas ao DAO para consideração.
Token SSV
SSV é o token nativo de ssv.network. Os principais casos de uso do SSV são pagamentos e governança.
- Pagamentos – servem como forma de os apostadores compensarem os operadores pela gestão de seus validadores
- Governança – uma forma de participar na tomada de decisões relacionadas ao ssv.network e alocações de tesouraria.
O SSV está desempenhando um papel fundamental na capacidade da rede de aproveitar uma comunidade e motivar as partes interessadas certas a contribuir significativamente para a rede. Os apostadores que usam ssv.network pagarão aos operadores usando SSV. Cada operadora participante pode determinar seu próprio preço e competir com outras operadoras de rede. Uma porcentagem das taxas cobradas pelas operadoras será alocada ao tesouro da DAO, em contrapartida a DAO determinará o pagamento em votação aberta.
Fundamentalmente, quanto mais ETH for apostado na rede, mais taxas serão pagas às operadoras e ao tesouro do DAO. O DAO poderá usar seu tesouro para promover os esforços de crescimento e desenvolvimento da rede, criando assim um ciclo positivo de entradas de ETH e receita de $SSV. O SSV foi projetado para progredir exponencialmente os valores centrais da rede:
- Governança DAO descentralizada – nenhuma entidade ou grupo deve ter controle sobre a rede.
- Tesouro do DAO – aumentar continuamente o valor do tesouro do DAO (DAO com fins lucrativos). Uma tesouraria estável e bem financiada permitirá que o DAO acelere os esforços de desenvolvimento, aloque doações e participe de esquemas de compartilhamento de receita para os membros do DAO.
- Renda do operador – uma rede crescente afetará a remuneração do operador. A renda mais alta incentivará novas operadoras a ingressar na rede e as existentes para melhorar seu serviço, desempenho e competitividade.
Há um fornecimento em circulação de 10.000.000 de moedas.
Onde comprar o token SSV?
O token SSV pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Binance, MEXC, BingX, XT.COM.
Previsão de Preço SSV Network (SSV)
O preço do SSV Network está previsto para atingir um nível máximo de $35.37 ao longo de 2022. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do SSV Network (SSV) pode atingir um nível máximo de $68.07, com o preço médio de negociação de $50.62. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 SSV deve cruzar um nível de preço médio de $82.06.
O valor mínimo esperado do preço do SSV Network no final do ano atual deve ser $75.77. Além disso, SSV pode atingir um nível de preço máximo de $83.63. O preço do SSV Network está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $72.63 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do SSV pode atingir um nível máximo possível de $133.93, com o preço médio previsto de $100.92.
Conclusão
O ssv.network se descreve como o primeiro protocolo a permitir que os usuários dividam com segurança uma chave de validação entre nós ou operadores não confiáveis. De acordo com o ssv.network, a tecnologia oferece a qualquer pessoa acesso sem confiança ao staking ETH, fornecendo uma infraestrutura de staking robusta e estável, ao mesmo tempo em que promove a diversificação e a descentralização na rede Ethereum. Em seguida, ele usa uma rede de nós operando sob consenso para gerar recompensas ETH para os usuários.