Pat Toomey, conhecido por seu apoio ao setor de criptomoedas, afirma que a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos poderia ter impedido a perda de US$ 12 bilhões em ativos por investidores que dependiam da Celsius, uma plataforma para criptomoedas. empréstimos, que congelaram seus depósitos em junho.
Uma Carta oficial de Toomey ao presidente da SEC, Gary Gensler, datada de 26 de julho, sugeria que a incapacidade da Comissão de esclarecer como aplicaria as leis de valores mobiliários existentes a ativos e serviços digitais teve repercussões indesejáveis. Como Pat Toomey escreve:
“As empresas poderiam ter ajustado as ofertas de produtos de acordo, evitando perdas para os investidores hoje, e a SEC estaria livre para concentrar os esforços de fiscalização nos piores atores.”
Pat Toomey alega que a SEC não explicou adequadamente como os critérios Howey e Reves se aplicavam aos produtos oferecidos pelas plataformas de empréstimo de criptomoedas que pagavam juros aos usuários que faziam depósitos em criptomoedas. Ele enfatizou que a SEC decidiu governar por meio de aplicação seletiva. O senador levantou as recentes alegações de insider trading contra um ex-funcionário da Coinbase e afirmou que a SEC tinha uma perspectiva clara sobre o status dos títulos desses ativos, mas essa visão não havia sido divulgada antes da ação de execução.
Ele ressalta que a abordagem de regulamentação por aplicação da SEC, que começa com a premissa duvidosa de que a maioria dos ativos digitais são títulos, dificulta o cumprimento das empresas bem intencionadas e oferece pouca proteção aos clientes. Como resultado, Pat Toomey afirma que a falha contínua da SEC em fornecer clareza jurídica à indústria de criptomoedas e “um ritmo de execução aparentemente lento” não prejudica nem os investidores nem a inovação em geral.
Por fim, Pat Toomey faz nove perguntas a Gensler, pedindo que ele responda até 9 de agosto. Entre elas estão propostas para identificar publicamente outras empresas de empréstimo de criptomoedas significativas que não possuem registro na SEC, para esclarecer por que a Comissão não acusou o funcionário da Coinbase de negociar 16 de 25 ativos digitais. Em 10 de maio, Toomey divulgou seu apoio à Lei de Inovação e Proteção da Stablecoin. Essa lei permitiria que a Federal Deposit Insurance Corporation apoiasse stablecoins da mesma forma que já apoia depósitos fiduciários.