O grupo de gerenciamento de ativos Schroders adquiriu um pequeno investimento no negócio de criptomoedas Forteus, com sede em Nova York. No acordo, Schroders afirmou que a Forteus, o braço de gestão de fundos do Numeus Group, com sede na Suíça, terá a tarefa de oferecer diferentes soluções de investimento, como geração de rendimento, gerenciamento de portfólios temáticos e tokenização, informou o Institutional Asset Manager em 25 de julho.
Ao desenvolver sua abordagem de tokenização, a empresa afirmou que pretende aproveitar as vantagens que a tecnologia blockchain pode oferecer ao setor de gestão de ativos. Peter Harrison, CEO da Schroders, afirma que o potencial da tecnologia blockchain foi o que motivou a empresa a entrar no mercado. Na opinião de Harrison:
“Ele não apenas tem o potencial de transformar a eficiência das soluções existentes, mas também impulsionará a democratização de ativos privados; representa uma nova fronteira de inovação tecnológica e financeira.”
O investimento ocorre em um momento em que o mercado de criptomoedas está passando por um prolongado mercado de baixa que fez com que a maioria dos ativos perdesse uma quantidade considerável de valor, e as empresas vinculadas estão encontrando dificuldades para se manter à tona. Notavelmente, a correção ocorreu quando os bancos centrais apertaram a política monetária em um esforço para impedir que a inflação disparasse.
Harrison declarou recentemente em um comentário que o mercado deveria colocar sua atenção na tecnologia subjacente aos ativos digitais, em vez de se preocupar com o declínio nos preços das criptomoedas. Ele enfatizou que o negócio conseguiu se comercializar apesar de problemas com leis e volatilidade excessiva e que o setor financeiro tradicional precisa aprender as lições necessárias do espaço criptográfico.
“Ironicamente, blockchain, a tecnologia que sustenta as criptomoedas, pode catalisar mudanças no setor de investimentos tradicional. Provavelmente é por isso que já podemos ter passado o fundo de pico”, disse Harrison.