A plataforma de criptomoedas apoiada pelo governo russo Atomyze, em parceria com o Rosbank, emite o primeiro ativo digital lastreado em paládio. O famoso banco russo Rosbank tornou-se oficialmente um parceiro da empresa blockchain Atomyze para emitir o primeiro ativo digital apoiado em paládio chamado “token de paládio”. A plataforma foi aprovada em fevereiro de 2022 para se tornar a primeira gestora legal de ativos digitais do país.
De acordo com o relatório , tanto o Atomyze quanto o Rosbank são apoiados pela Interros – um poderoso grupo de investimentos russo co-fundado pelo financista Vladimir Potanin.
Vladimir Potanin disse que o evento de lançamento do token de paládio foi significativo, marcando um novo ponto de virada para a economia russa – a era da criptografia. Ele também expressou confiança de que os ativos financeiros digitais emitidos pela Atomyze derrotarão mais cedo ou mais tarde criptomoedas como Bitcoin (BTC). Ele declarou:
“Ao contrário das criptomoedas […] os tokens industriais e outros são apoiados por ativos físicos, e o uso da tecnologia blockchain torna suas transações confiáveis, convenientes e transparentes. O token derrotará a criptomoeda, colocando-a à margem da economia digital.”
Apesar de ser chamado de “token de paládio”, o produto tem características de uma stablecoin atrelada a metais preciosos. O Rosbank pode convertê-los de volta em dinheiro correspondente ao valor de mercado do paládio. Os maiores emissores globais de stablecoin, como Tether e Paxos , lançaram stablecoins lastreadas em ouro há alguns anos.