Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, afirmou em uma entrevista que a organização pode pensar em isentar as empresas de criptomoedas de alguns regulamentos de valores mobiliários. Em um esforço para controlar o mercado de criptomoedas, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos está debatendo se deve eliminar alguns regulamentos. Gary Gensler afirmou isso em uma entrevista de 15 de julho ao Yahoo Finance.
A SEC está pensando especificamente em isentar as empresas de criptomoedas de vários requisitos de valores mobiliários. A exceção destina-se a convencer mais empresas de criptomoedas a cumprir as regras em geral. Embora não tenha mencionado nenhum nome específico, Gensler enfatizou que várias empresas de criptomoedas estavam operando fora dos requisitos de conformidade. Gensler não está, no entanto, agindo de maneira desagradável. Em vez disso, ele quer promover conversas e interagir com empresas de criptomoedas. O presidente da SEC comentou:
“Há um caminho potencial a seguir. Eu disse à indústria, às plataformas de empréstimos, às plataformas de negociação: ‘Entre, fale conosco.
De qualquer forma, a SEC está considerando fornecer um conjunto de regulamentações mais específico para o mercado de criptomoedas, o que pode ser vantajoso para o setor. O mercado de criptomoedas, em sua maior parte, também demonstrou vontade de cooperar com as autoridades legais e aderir aos regulamentos. De qualquer forma, é possível que a conformidade em breve não seja uma opção. Autoridades de todo o mundo, incluindo as dos Estados Unidos, estão intensificando seus esforços para reprimir a indústria.
De acordo com Gensler, o Congresso pode precisar tomar medidas para manter a estabilidade financeira em relação às stablecoins. Stablecoins e fundos do mercado monetário também foram comparados pelo presidente. Em um esforço para regular as stablecoins de forma semelhante aos fundos do mercado monetário, Gensler flertou com a ideia.
“Muitos desses tokens também têm atributos semelhantes aos fundos do mercado monetário”, disse Gensler. “Eles tiraram dinheiro do público e, em seguida, do público, da maneira como os usam, estão obtendo rendimentos ou recompensas… nessas stablecoins.”