Uma stablecoin emitida por um dos maiores bancos da Austrália, o ANZ, foi usada para comprar créditos de carbono tokenizados em uma transação histórica destinada a testar a viabilidade do ativo em instrumentos de redução de carbono.
O Victor Smorgon Group (VSG), uma empresa de investimento privada que administra bilhões de ativos da família Smorgon, comprou unidades de crédito de carbono australianas em sua forma tokenizada da plataforma de comércio de carbono BetaCarbon, de acordo com um comunicado no domingo. A BetaCarbon tokeniza os créditos de carbono australianos em seu token BCAU, cada um representando 1 kg de carbono capturado.
“A BetaCarbon é o primeiro fornecedor a tokenizar as Unidades de Crédito de Carbono Australianas (ACCUs) usando a tecnologia blockchain. Nosso objetivo de longo prazo é desencadear mais sequestro e remoção de carbono e aumentar o custo de emissão de CO2 para incentivar a redução de emissões em toda a economia ”, disse o CEO e fundador da BetaCarbon, Guy Dickinson.
É o mais recente da stablecoin A$DC, lançada em março, que se tornou a primeira stablecoin lastreada em dólar do país emitida por um banco – resgatável em uma base de 1:1 para dólares australianos. Nesse caso, o A$DC foi usado para facilitar uma transação piloto de US$ 30 milhões usando um contrato inteligente compatível com Ethereum Virtual Machine (EVM). Na transação mais recente, a VSG primeiro enviou uma solicitação ao ANZ solicitando a conversão de uma determinada quantia de dólares australianos em A$DC. O ANZ cunhou o valor equivalente e o repassou ao gestor de fundos de ativos digitais e custodiante Zerocap.
O gestor do fundo então agiu como o formador de mercado para a transação de crédito de carbono pela qual uma cotação foi solicitada na stablecoin USDC da Circle, o par preferido da BetaCarbon, antes de um mercado ser criado pela Zerocap em A$DC/BCAU em nome da VSG. A transação forneceu liquidez A$DC/BCAU enquanto oferecia direitos de resgate VSG e Zerocap para A$DC, de acordo com o comunicado.
“Todos os envolvidos, principalmente ANZ e Zerocap, realmente querem expandir o uso da stablecoin [A$DC]”, disse o CEO da Zerocap, Ryan McCall, à Blockworks em uma entrevista. “Nossa tese é que veremos a tokenização de tudo, incluindo títulos, ações, propriedades, obras.”
Ele disse que sua empresa estava demonstrando casos de uso para ativos tokenizados além da criptomoeda. Tokenização refere-se ao processo de pegar um ativo e convertê-lo para uso em um determinado blockchain. A Zerocap também prestou assistência de custódia à VSG em março, onde a tecnologia foi elogiada por suas velocidades de processamento.
Quando perguntado sobre a segurança que respalda as transações, Zerocap disse à Blockworks que eles usam várias plataformas de tecnologia de custódia, incluindo Fireblocks, para a criação e armazenamento de chaves privadas. A gestora de ativos também disse que tem uma apólice de seguro sob medida da Llyod’s of London – uma das maiores e mais antigas seguradoras do mundo. Após o sucesso do acordo, McCall disse que a tecnologia Blockchain fornece “acordo irrefutável”, bem como “custódia segura” e “transação sem atrito”.
“Com a Zerocap fornecendo custódia e criando um mercado para créditos de carbono com A$DC, estamos provando o quão eficiente um ecossistema de ativos digitais pode ser para negociação e liquidação de um ativo que a maioria das pessoas nem associa a criptomoedas”, disse McCall.