Flamingo é um conjunto de protocolos DeFi que integra vários módulos para fornecer uma infraestrutura DeFi abrangente. Os usuários podem se juntar ao Flamingo como comerciantes, apostadores e fornecedores de liquidez. Flamingo pretende ser um serviço completo para produtos DeFi alimentados por NEO. Possui um criador de mercado automático que se assemelha ao Uniswap. Os provedores de liquidez podem fornecer ativos criptográficos para ganhar taxas de swaps e recompensas.
No entanto, os pools de liquidez usam tokens NEO que seguem o padrão NEP-5. A Flamingo facilita muito a conversão de tokens por meio de sua tecnologia Wrapper, um gateway de ativos de cadeia cruzada. Através do gateway wrapper, os usuários podem converter BTC, ETH, USDT, ONT em seu token NEP-5 correspondente.
O que é Flamingo (FLM)?
Flamingo é uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) baseada no blockchain NEO e o protocolo de interoperabilidade da rede Poly. Ele combina vários aplicativos DeFi em um único ecossistema: um gateway (wrapper) de ativos cross-blockchain, um on-blockchain pool de liquidez (swap), um custodiante de ativos em blockchain, uma plataforma de transação de contratos perpétuos (perp) e uma organização de governança descentralizada (DAO).
Flamingo Finance é uma plataforma de Finanças Descentralizadas (DeFi) onde os usuários podem converter ativos, embrulhar ativos, fornecer liquidez e ganhar rendimento através de staking. O recurso SmartStake do Flamingo permite que os usuários realizem todas essas ações com um único clique. O token Flamingo (FLM) funciona como o token de recompensas que os usuários podem ganhar adicionando liquidez aos pools de liquidez e apostando seus tokens de pool de liquidez (LP tokens). A plataforma facilita transações automatizadas entre os tokens cripto na cadeia de bloqueio Neo N3 através do uso de contratos inteligentes. O projeto foi inicialmente lançado pela Neo Global Development (NGD), ressaltando a visão da Neo de construir a Economia Inteligente, da qual a DeFi é um componente crucial.
Como funciona Flamingo (FLM)?
Flamingo se posiciona como sendo uma plataforma original que combina diversas ferramentas de finanças descentralizadas para Neo em um ecossistema comum, que será governado por seus usuários através de uma organização autônoma descentralizada. As finanças descentralizadas são uma nova tendência de rápido crescimento na indústria de criptomoedas, que abrangem várias soluções financeiras que geralmente operam com base em blockchains de criptomoedas. Funcionando como uma espécie de indústria de segunda camada, as plataformas DeFi estão conceitualmente alinhadas com a ideia da indústria de criptomoedas como um todo: eliminar terceiros e falhas dos sistemas monetário e financeiro. Tendo surgido no início de 2019, em meados de 2020 a indústria DeFi já apresentava mais de U$4 bilhões em ativos de garantia bloqueados.
Alguns dos maiores casos de uso da DeFi são empréstimos de criptomoedas, rendimento com farming e corretoras descentralizadas. No entanto, para a maioria das criptomoedas e seus respectivos ambientes DeFi, cada uma dessas soluções geralmente é oferecida em plataformas separadas. A vantagem exclusiva do Flamingo é que seu objetivo busca combinar todos os principais instrumentos financeiros para o token de criptomoeda Neo (token wrapping, pool de liquidez, custódia de ativo e contrato de transação) e disponibilizá-los por meio de uma única plataforma que será governada pelos seus próprios usuários de forma descentralizada.
Interconectividade em cadeias cruzadas
Através da PolyNetwork, o protocolo Flamingo está conectado a várias redes de cadeias de bloqueio heterogêneas, tais como Neo, Ethereum e Ontology blockchains. Os usuários do Flamingo podem aproveitar sua interoperabilidade para obter acesso a mais ativos dentro do ecossistema mais amplo da cadeia de bloqueios. Projetado como um protocolo DeFi em cluster, o Flamingo integra de forma inovadora o pool de liquidez e o pool de garantias em Earn. Nos DEXs atuais baseados em AMM, a eficiência do capital dos provedores de liquidez é limitada pelo uso de fichas LP, levando alguns AMMs a ficarem subutilizados e mal provisionados. Altos índices de garantia em sistemas sintéticos também levam a problemas semelhantes quando os usuários depositam ativos em fichas sintéticas de cunhagem.
Eficiência do Flamingo
Os provedores de liquidez dos pares comerciais da FLM podem apostar seus tokens LP no módulo Earn. Sob este mecanismo, a eficiência do capital é mais do que duplicada. Além disso, os provedores de liquidez podem continuar a usar o fUSDT de moeda sintética estável. Através destes mecanismos, Flamingo promete fornecer eficiência de capital e liquidez sem precedentes em comparação com os protocolos isolados DeFi. Flamingo distribuirá a FLM 100% com base na contribuição para a plataforma com 0% de pré-mina ou reserva de equipe.
Flamingo visa incentivar a comunidade em geral a participar do ecossistema Neo DeFi.
A FLM é o token de governança do projeto e os detentores da FLM podem participar da governança através da votação no DAO. Como sucessor da comunidade do projeto, a equipe Flamingo contribui com recursos e atualmente governa o projeto inicial da plataforma para acionar o projeto em seu estágio inicial, para facilitar o crescimento a longo prazo do projeto. Os titulares da FLM são responsáveis por governar o projeto Flamingo, que inclui mas não se limita a: tokenomics, configuração de parâmetros e melhorias/alterações de funcionalidade. Qualquer pessoa pode se tornar um detentor de FLM e se juntar à comunidade para moldar o futuro do ecossistema DeFi do Neo. Qualquer pessoa pode apresentar propostas em DAO e detentores de FLM têm direito a voto para propostas relevantes.
Há dois tipos de propostas:
Os proponentes podem apresentar propostas para melhorar o projeto geral do sistema Flamingo, tais como planos de melhoria de liquidez, mecanismo de liquidação, estratégias de controle de risco, etc. Os detentores de FLM podem decidir as métricas mais importantes do Flamingo, bem como o cronograma de liberação do FLM. Exemplos das métricas incluem, mas não estão limitados a elas:
- Mecanismo de distribuição do FLM
- Mecanismo de distribuição da lista branca de fichas de participação/distribuição FLM
Módulo Earn
O módulo Earn é o gestor de ativos único do Flamingo, integrando a estaca de ativos e a emissão de moeda estável colateralizada. Na página Earn, os usuários podem ver quais fichas estão disponíveis para a estaca no Flamingo, as fichas atualmente estacadas do usuário e o valor das fichas estacadas do usuário. Depois de apostar as fichas LP, os usuários cunham FLM em tempo real, liberadas para eles como fichas FLM não reclamadas. Os usuários podem então reclamar o FLM distribuído como Recompensas e as recompensas FLM reclamadas são imediatamente enviadas para a carteira do usuário. A página Earn mostra em tempo real quanto FLM um usuário ganhou juntamente com seu valor em USD – tanto o valor atual mantido como o quanto um usuário está ganhando no segundo, minuto, hora, dia, mês e ano.
O Earn tem duas funções principais:
- Os usuários podem acompanhar suas recompensas em tempo real e podem reivindicar suas recompensas em FLM após apostar as fichas NEP-17 (tokens LP).
- Os usuários também podem visualizar vários pontos de dados sobre suas fichas LP, tais como o preço das fichas LP, APY, holdings e o valor total de suas participações.
Módulo Invest do Flamingo
No módulo Invest do Flamingo, os usuários podem encontrar projetos que lançam seu símbolo para venda pública. Um projeto tem duas opções de compra: uma pré-venda e uma venda pública.
Pré-venda
Para participar de uma pré-venda, os usuários precisam se inscrever em um Tier e se registrar para a pré-venda do projeto. Para participar de uma camada, os usuários precisarão trancar um número designado de fichas FLM. A camada à qual o usuário se inscreve determina seu peso da pré-venda (ou seja, o número de fichas que ele pode adquirir).
Venda Pública
Uma vez terminada a pré-venda, os usuários podem comprar quaisquer fichas adicionais não compradas durante a pré-venda. Isto é feito por ordem de chegada.
Quando a pré-venda ou a venda pública for ativada, os usuários podem comprar fichas durante o período de venda.
Conclusão da IDO
Os usuários podem reivindicar qualquer ficha comprada em qualquer ponto uma vez que a venda do projeto tenha terminado.
Módulo Analytics
O módulo Analytics fornece várias análises de dados sobre fichas e pools, tais como preços atuais, liquidez, volume e taxas.
Ações ativas do ativo
A plataforma Flamingo Finance DeFi é compilada de várias ações de ativos que os usuários podem tomar: SmartStake, Convert, Wrap & Unwrap, Add Liquidity, Remove Liquidity, Stake, e Unstake. Os usuários podem realizar qualquer uma destas ações através da guia Ações de Ativos.
Convert
O Convert é o Auto Market Maker (AMM) da Flamingo na cadeia. A AMM da Flamingo adota o modelo Constant Product Market Maker (CPMM), que foi popularizado em muitos DEXs baseados em AMM, como o Uniswap. Os CPMMs são baseados na função x∗y=kx*y=k, que estabelece uma gama de preços para duas fichas de acordo com as quantidades disponíveis (liquidez) de cada ficha. Com a ação Convert, os usuários podem trocar quaisquer fichas e fichas embrulhadas disponíveis na plataforma Flamingo, incluindo FLM, NEO, bNEO, GAS, pONT, fUSDT, fWETH, fWBTC, fCAKE, GM, SWTH, e WING. Ao converter os tokens, os usuários podem ajustar as configurações de Slippage e Prazo.
Slippage
A configuração Slippage é a quantidade (uma porcentagem de 0,0% a 0,5%) que um usuário está disposto a perder ao converter fichas. A conversão de fichas é uma ação baseada em blocos e qualquer pessoa pode executar a mesma troca diretamente antes, no mesmo bloco. Isto pode calcular o preço incorretamente e, devido ao número de trocas em qualquer bloco, a transação pode falhar se um usuário não adicionar um deslize.
Prazo
A definição do prazo é uma quantidade de tempo que os usuários podem definir para reverter da conversão. Isto é benéfico quando um bloco está cheio. Por exemplo, se o Neo tem 1M de transações por segundo e um usuário preenche o mempool, e um usuário permanece nesse pool por cinco dias, o usuário pode perder dinheiro através da conversão se a transação ainda for válida. A adição de um prazo garante que em tais circunstâncias a transação assinada seja inválida após o período de tempo designado.
Embrulho e Desenrolamento
Embrulho e Desenrolamento são as portas de entrada de ativos de cadeia cruzada para as cadeias Bitcoin, Ethereum, Neo, BNB Chain e Ontology Network blockchains. Os usuários podem enrolar fichas como NEO*, WETH, WBTC, ONT, CAKE e USDT na cadeia de bloqueio Neo como fichas NEP-17 (bNEO, fWETH, fWBTC, pONT, fCAKE e fUSDT). Por outro lado, as fichas NEP-17 embrulhadas podem ser trocadas por fichas nativas via Unwrap. Mais fichas serão adicionadas à lista à medida que o projeto se desenvolver.
Adicionar liquidez de ativos
Com a ação Adicionar liquidez de ativos, os usuários podem fornecer liquidez a qualquer número de pools de liquidez, fornecendo liquidez igual em ambos os lados de um par comercial. Um pool de liquidez é composto de um par de fichas NEP-17. Consequentemente, os provedores de liquidez recebem fichas LP correspondentes a seus ativos depositados. A posse de fichas LP dá aos provedores de liquidez a capacidade de ganhar renda passiva através de taxas de negociação, proporcionais a suas contribuições ao pool. 100% das taxas de negociação decorrentes da adição de liquidez serão distribuídas aos provedores de liquidez, o que significa que a quantia do token subjacente que pode ser resgatada por cada aumento do token da LP. Os tokens LP serão queimados quando os provedores de liquidez retirarem sua liquidez, e eles poderão recuperar seus pares de tokens NEP-17 depositados.
Ao escolher um token e a quantidade a ser negociada, os usuários serão equiparados com o preço e a quantidade do token alvo (decidido pelo status do pool de liquidez). Em vez de usar um livro de ordens tradicional de compra/venda, ambos os lados da negociação são pré-financiados por pools de liquidez na cadeia. A taxa de negociação atual é fixada em 0,3%. Quando um usuário deseja negociar de A a C sem liquidez suficiente no pool, ou o pool relevante ainda não foi estabelecido, o roteador de negociação buscará automaticamente uma rota de negociação ideal para executar a negociação. Os usuários podem remover a liquidez a qualquer momento para trocar fichas LP de volta para os ativos correspondentes.
Apostar tokens para ganhar recompensas
Uma vez que os usuários tenham adicionado liquidez, eles podem apostar seus tokens LP para ganhar recompensas na FLM. Cada pool de liquidez ganha um rendimento percentual de anulação (APY) que é calculado pelo valor total da liquidez bloqueada versus o valor de quantas fichas FLM são cunhadas por ano para o pool. Por exemplo, se houver um total de US$ 100.000 em um pool, e esse pool receber 1.000 fichas FLM por dia, e cada ficha FLM = US$ 0,10, então 1.000 * 365 = 365.000 * $0,10 = $36.500 USD. $36.500 / $100.000 * 100 = 36,5% APY. Cada pool de liquidez recebe uma porcentagem do total de FLM cunhado em um ano.
Os usuários podem retirar suas fichas LP a qualquer momento. Uma vez que seus tokens sejam desempilhados, os usuários ainda possuirão tokens LP, mas os tokens não serão mais empilhados em pools de liquidez. Os usuários podem remover a liquidez a qualquer momento para trocar os tokens LP de volta aos ativos correspondentes.
SmartStake
O próprio recurso SmartStake do Flamingo permite aos usuários embrulhar ativos, adicionar liquidez a um pool de liquidez de pares comerciais e apostar suas fichas LP tudo com um único clique.
Token FLM
Há um fornecimento em circulação de 312.284.062 de tokens FLM e o fornecimento total não está disponível. Os tokens FLM estão programados para serem emitidos em diversos lotes e distribuídos entre os participantes do ecossistema, com base em sua contribuição na rede. A equipe do Flamingo enfatiza que os tokens FLM serão vendidos, minerados ou distribuídos para a equipe da plataforma antes de serem lançados para o público em geral. Durante a primeira semana após o lançamento da Custódia Flamingo — o chamado período da “corrida da mineração” — 50 milhões de FLM foram distribuídos através de grupos de staking. Depois do lançamento do Flamingo Swap (entre as semanas 2-5), mais 40 milhões de FLM serão distribuídos para os provedores de liquidez.
Durante as semanas 6-9, 30 milhões de FLM adicionais vão ser distribuídos entre provedores de liquidez e mineradores de FUSD.Finalmente, durante as semanas 10-13, outros 30 milhões de FLM estão agendados para serem distribuídos entre os provedores de liquidez, mineradores de FUSD e negociantes de Perp do Flamingo. Não há limite para a oferta total de FLM: depois do período inicial de mineração e o lançamento da organização de governança autônoma e descentralizada, a emissão de novos tokens FLM e sua distribuição será submetida ao consenso dos usuários do ecossistema.
Onde comprar o token FLM?
A criptomoeda FLM pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- MEXC
- FTX
- OKX
Previsão de Preço Flamingo Finance (FLM)
O preço do Flamingo Finance está previsto para atingir um nível máximo de $0.3733 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, Flamingo Finance (FLM) pode atingir um nível máximo de $0.718, com o preço médio de negociação de $0.534.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, FLM deve cruzar um nível de preço médio de $0.866. O valor mínimo esperado do preço do Flamingo Finance no final do ano atual deve ser $0.800. Além disso, FLM pode atingir um nível de preço máximo de $0.883.
Conclusão
Flamingo tem como objetivo tornar-se o trampolim para acelerar o desenvolvimento do ecossistema DeFi do Neo. O compromisso de Flamingo com a DeFi não vai parar na NEO. De empréstimos a seguros e gestão de ativos, o potencial é ilimitado. O projeto do Flamingo ainda está sendo otimizado, com questões que vão desde como introduzir mais tipos de ativos externos, passando por moedas nativas estáveis, até a exploração do espaço de mercado NFT. Como tal, damos as boas-vindas a todos os participantes da comunidade para iniciar proativamente propostas para otimizar ainda mais o Flamingo e construir um ecossistema mais robusto.