O Price Feed da Chainlink está oficialmente ativo na rede de Solana, tornando-se a primeira rede não EVM que este oráculo oferece.
A plataforma Oracle Blockchain Chainlink anunciou o lançamento de seu feed de preços no blockchain Solana. A integração permite que os desenvolvedores de finanças descentralizadas (DeFi) usem o feed-in em seus aplicativos descentralizados (DApps) .
#Chainlink Price Feeds are now live on @solana mainnet!
With Chainlink oracles natively integrated on #Solana’s high-speed #blockchain, developers now have access to the most proven oracle infrastructure for building secure and scalable #Web3 apps.https://t.co/13LPoLVdFE
— Chainlink (@chainlink) June 3, 2022
Anteriormente, muitos aplicativos, como Aave, Compound ou dYdX, usavam dados dessa plataforma oracle blockchain. No entanto, esses são aplicativos na rede compatíveis com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Sabe-se que após esta atualização, Solana é a primeira blockchain não EVM a usar o serviço de dados de preços da Chainlink .
O cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, observou que a integração beneficiaria os desenvolvedores de DeFi que construíssem a plataforma.Chirag Dhull, chefe de produto e marketing da Chainlink Labs, disse: “A infraestrutura da Solana com processamento rápido de transações permitirá que os índices de preços coletem dados em alta velocidade, com baixo custo.” Imediatamente após a integração, esses projetos baseados em plataforma se comprometeram a usar feeds de preços para seus produtos. Os agregadores de lucro Francium e Tulip e o protocolo de empréstimo Apricot Finance estão entre os que os utilizarão.
Chainlink é o padrão da indústria para construir, acessar e vender serviços oracle necessários para alimentar contratos inteligentes híbridos em qualquer blockchain. As redes oracle Chainlink fornecem contratos inteligentes com uma maneira de se conectar de forma confiável a qualquer API externa e alavancar computações seguras fora da cadeia para habilitar aplicativos ricos em recursos. Atualmente, a Chainlink protege dezenas de bilhões de dólares em DeFi, seguros, jogos e outras grandes indústrias, e oferece às empresas globais e aos principais provedores de dados um gateway universal para todas as blockchains.
Assim, o serviço de índice de preços da plataforma rendeu 2,6 milhões de cabeças de dados para aplicativos blockchain. Em fevereiro, o Bank of America também atribuiu o rápido aumento de ativos bloqueados em transações DeFi ao serviço popular da Chainlink.