Monero, um fork do Bytecoin, é uma moeda segura, privada e não rastreável, construída no protocolo Cryptonote usando assinaturas de anel. O mecanismo de prova de trabalho chamado CryptoNight emite novas moedas que incentivam os mineradores a proteger a rede e validar transações. Originalmente lançado em abril de 2014 como BitMonero, Monero (símbolo XMR), significa dinheiro em esperanto.
O que é Monero (XMR)?
Monero (XMR) é uma criptomoeda de código aberto e focada em privacidade, construída em uma blockchain de prova de trabalho (PoW). A blockchain Monero emprega várias técnicas para obscurecer os detalhes da transação e incentivar o anonimato. Um fork do Bytecoin, o Monero encarnou pela primeira vez como Bitmonero em 2014. Foi lançado por um usuário do fórum Bitcointalk que atende pelo pseudônimo Thank_for_today. Thankful_for_today presumivelmente codificou a nova moeda com base no CryptoNote , um protocolo descrito por Nicolas van Saberhagen em um white paper publicado em outubro de 2013.
O autor destacou a importância da privacidade e do anonimato para o dinheiro eletrônico, chamando a rastreabilidade do Bitcoin de “falha crítica”.Posteriormente, o desacordo sobre a trajetória futura da nova moeda levou os membros da comunidade a criar o Monero. Monero tem a 3ª maior comunidade de desenvolvedores , logo atrás de Ethereum e Bitcoin . Um dos dois desenvolvedores reconhecidos publicamente é Riccardo Spagni , um desenvolvedor sul-africano que ainda trabalha no projeto.
Muitos membros da equipe principal de desenvolvimento optaram por permanecer anônimos.Ao longo dos anos, a equipe adicionou mais recursos de privacidade para promover um nível avançado de anonimato digital para detalhes de transações e identidade do usuário.O projeto e sua moeda XMR nativa rapidamente ganharam popularidade entre os entusiastas de criptomoedas e defensores da privacidade. Monero é atualmente a maior criptomoeda orientada para a privacidade por capitalização de mercado.
Conquistas do Monero
Pico no número de transações anuais
Monero registrou um aumento saudável em seu número de transações diárias. Em abril de 2020, o Monero registrou 10.000 transações por dia. Um ano depois, a média era de 23.000 transações diárias. De abril de 2020 a abril de 2021, foram realizadas 5.868.096 transações.De 2021 a 2022, 9.087.482 transações foram concluídas com a criptomoeda Monero, e seu uso na cadeia aumentou 154% em apenas um ano.
Aceitação dos comerciantes
Os comerciantes apreciam e valorizam a privacidade financeira desfrutada ao facilitar os pagamentos com o Monero. Como as pessoas podem usar a criptomoeda para pagamentos e compras, a adoção do Monero aumentou como uma proposta de pagamento. Atualmente, o Monero é aceito como método de pagamento por 278 empresas em todo o mundo. Algumas das empresas incluem:
- Cassino Playhub
- Hospedagem ABACO
- Pousada Chambéry
- ANÚNCIO RIGA
- Nível sob demanda
- Nord VPN
- Testes de reagentes Reino Unido
- Loja do WikiLeaks
- Bitpanda
- Banco de Sementes I49
Estes são apenas alguns comerciantes que aceitam Monero para facilitar os pagamentos. Aqui está uma lista completa de lugares onde você pode passar Monero.
Projeto Recife de Coral
O Project Coral Reef é uma iniciativa criada pela Monero para fazer parceria com os melhores músicos do mercado mainstream. As pessoas podem gastar criptomoedas Monero em lojas pertencentes a Mariah Carey, Weezer, Dolly Parton e Backstreet Boys. O Project Coral Reef oferece descontos de cair o queixo para comprar músicas e mercadorias de seus artistas favoritos, em parceria com o Monero. Esse desenvolvimento desempenhou um papel importante na popularidade do Monero entre as moedas de privacidade.
Como funciona o Monero (XMR)?
Enquanto outras moedas de privacidade permitem que os usuários escolham recursos de privacidade, o Monero leva a privacidade a outro nível com recursos avançados de proteção de privacidade que são embutidos no protocolo. O mecanismo principal por trás das transações do Monero é chamado de assinatura em anel , que é uma assinatura digital que pode ser executada por um grupo ou usuários que possuem chaves. No entanto, por segurança, não é possível determinar quais chaves de usuário foram usadas para produzir a assinatura. Essa estrutura usa endereços furtivos, para que as transações no Monero não possam ser rastreadas ou vinculadas ao remetente ou ao destinatário.
Os recursos primários incluem:
- Privacidade completa por meio de assinaturas de anel, transações confidenciais de anel e endereços furtivos.
- Segurança
- Descentralização
A principal diferença de outras moedas de privacidade vem de sua implementação. Como o Monero usa o CryptoNote , um protocolo de camada de aplicativo, ele pode obscurecer transações no nível do protocolo e ainda permitir a validação de terceiros.
Transações Confidenciais de Anel (CTs de Anel)
As transações confidenciais do anel ocultam as informações de transação de um remetente, permitindo apenas que o destinatário decodifique e veja o valor real. Os CTs em anel consistem em duas tecnologias, assinatura em anel MLSAG (Multilayered Linkable Spontaneous Anonymous Group) e Transações Confidenciais. O MLSAG oculta efetivamente a origem, o valor e o destino das transações. As transações confidenciais usam o Pedersen Commitment , um algoritmo criptográfico, para ocultar os valores das transações.
O Compromisso Pedersen garante que os valores da transação sejam criptografados e ocultos de todos, exceto do beneficiário da transação. Os usuários ainda podem validar transações no blockchain. O remetente revela apenas informações suficientes para o minerador confirmar uma transação, sem que os detalhes sejam divulgados publicamente.
Em outubro de 2020, a Monero adotou as assinaturas Concise Linkable Spontaneous Anonymous Group ( CLSAGs ), uma variante mais eficiente da tecnologia de assinatura em anel, para substituir o MLSAG. O CLSAG é menor e diz-se que é até 10% a 15% mais rápido para verificar.
Endereços furtivos
Endereços furtivos são uma parte crítica do arsenal de privacidade do Monero. Eles permitem que os remetentes criem chaves ou endereços públicos únicos para cada transação. O remetente gera um novo endereço em nome do destinatário para enviar tokens XMR com dados adicionais. O proprietário do endereço usa esses bits de dados para criar chaves privadas que desbloquearão os fundos no endereço.
As transações não podem ser vinculadas a carteiras, pois cada remetente gera novos endereços furtivos. As partes nas transações são as únicas que conhecem o endereço furtivo que corresponde ao endereço exato do Monero.
À prova de balas
O RingCT, como discutido anteriormente, foi introduzido para ocultar os valores das transações. Ele consegue isso usando uma assinatura de anel e moedas de chamariz. Embora eficaz, este sistema usa uma quantidade significativa de dados de transações devido aos chamarizes.
A Monero introduziu o protocolo Bulletproofs em 2018 para reduzir o tamanho dos dados das transações, acelerar transações confidenciais e melhorar a escalabilidade. Os à prova de balas não afetam diretamente o anonimato. Em vez disso, eles garantem que outros recursos de privacidade funcionem de maneira ideal. Além de tornar as transações do Monero mais rápidas, o BulletProofs também reduz as taxas de transação no blockchain.
Dandelion++
Dandelion++ é um recurso de privacidade que oculta o endereço IP dos nós Monero (computadores em rede que validam transações no blockchain Monero). A ideia é eliminar o risco de usar essas informações de apontamento para desmascarar transações.
Essencialmente, é fácil para os provedores de serviços de Internet (ISPs) usarem endereços IP para rastrear uma transação e identificar as partes envolvidas – o que é a última coisa que você desejaria se estivesse operando um nó que ajuda a manter uma rede focada na privacidade.
Implementado na cadeia Monero em 2020, Dandelion++ foi criado inicialmente para Bitcoin . Ele funciona usando nós de proxy para transmitir e distribuir informações “fluff” para confundir os maus atores que procuram rastrear transações.
Suporte a Tor e I2P
Para ainda mais segurança e privacidade, o Monero funciona bem com endereços Tor e l2P. Tor (abreviação de The Onion Router) e i2P ( Invisible Internet Project ) são protocolos de internet que criam um caminho seguro para os usuários se comunicarem de forma segura e anônima. No entanto, eles abordam esse objetivo de maneiras diferentes. Enquanto o Tor faz uma conexão segura com a internet, o l2p roda em sua própria internet e protege exclusivamente o link interno do usuário.
Monero é a única moeda orientada para a privacidade que faz um trabalho completo de ocultar a identidade do remetente, destinatário e montante. A superioridade do Monero sobre outras moedas de privacidade é evidenciada pelo grande volume de transações privadas, em comparação com outras moedas de privacidade populares, como Zcash e Dash.
O Monero pode ser rastreado?
Apesar de sua enorme quantidade de recursos de privacidade de ponta, desenvolvimentos recentes levantam preocupações sobre a rastreabilidade das transações no Monero. A CipherTrace , uma empresa analítica de blockchain, possui uma ferramenta que pode rastrear as transações do Monero. Segundo representantes da empresa, a ferramenta permite aos usuários rastrear o Monero roubado ou seguir uma trilha de transações ilícitas e alertar trocas quando alguém tentar enviar moedas de fontes ilegais.
No entanto, a comunidade Monero tem sido cética. O profissional de compliance cripto Justin Ehrenhofer disse que é “extremamente improvável que o Ciphertrace possa rastrear o Monero”.
Token XMR
O Monero é um pouco diferente, já que não houve venda de tokens XMR e nenhum token foi previamente minerado. No momento da elaboração deste artigo, o suprimento em circulação de XMR é de 17.703.471. Esta criptomoeda foi projetada para ser resistente a circuitos integrados de aplicação específica, que são normalmente usados para minerar novos Bitcoins. Em teoria, isso significa que pode ser possível minerar XMR usando um computador comum.
No geral, haverá eventualmente um total de 18.4 milhões de XMR em circulação e é esperado que se atinja esse máximo em 31 de maio de 2022. Após, os mineradores serão incentivados através de “emissões de cauda”, com uma pequena quantidade de XMR sendo enviada ao sistema a cada 60 segundos como recompensa. Acredita-se que esta abordagem seja mais eficaz do que depender de taxas de transação.
Onde comprar o token XMR?
A criptomoeda XMR pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- OKX
- Bybit
- MEXC
XMR é um bom investimento?
Monero (XMR) teve um desempenho relativamente bom no espaço cripto acidentado. Tecnicamente, Monero é uma criptomoeda brilhante. Possui tecnologia de privacidade confiável e avançada para manter as transações longe de olhares indiscretos. Com uma demanda crescente por privacidade, esses recursos têm o potencial de agradar o Monero a um número crescente de usuários de criptografia.
Ao mesmo tempo, esses recursos de privacidade atraem atenção regulatória, com algumas exchanges se recusando a listar o Monero e alguns países o banindo completamente.Por outro lado, os desenvolvedores do Monero estão constantemente atualizando o protocolo e melhorando seu desempenho. Uma grande atualização está prevista para julho de 2022, para incluir o aumento do tamanho do anel, a atualização do algoritmo Bulletproof para tornar as transações ainda mais rápidas e a visualização de tags para reduzir os tempos de sincronização da carteira.
Essas mudanças e melhorias potencialmente aumentarão a usabilidade do Monero, superarão os ventos contrários regulatórios e o manterão como uma das principais moedas de privacidade a serem observadas. Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
Previsão de Preço Monero (XMR)
O preço do Monero está previsto para atingir um nível máximo de $444.87 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Monero (XMR) pode atingir um nível máximo de $856.13, com o preço médio de negociação de $636.66.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, XMR deve cruzar um nível de preço médio de $1,032.10. O valor mínimo esperado do preço do Monero no final do ano atual deve ser $953.01. Além disso, XMR pode atingir um nível de preço máximo de $1,051.87.
Conclusão
Monero (XMR) manteve sua posição como a principal moeda de privacidade na indústria de criptomoedas. Monero é construído em seu próprio blockchain e apresenta várias tecnologias de privacidade, incluindo endereços furtivos, RingCT, o protocolo Bulletproofs e Dandelion ++. Esses sistemas fazem um trabalho eficaz de proteger as identidades dos usuários e eliminar a rastreabilidade. Embora esses recursos possam atrair atenção regulatória, eles ainda são bastante populares entre os defensores da privacidade.