A XP Inc., empresa brasileira de gestão de investimentos, somou forças com a Nasdaq e irá lançar uma plataforma de negociação de criptomoedas. Intitulada como XTAGE, a nova exchange deverá ser lançada até o final do próximo mês de junho. Inicialmente, ela permitirá que os investidores comprem e vendam bitcoin (BTC) e ethereum (ETH).
A mais recente organização a se abrir para a indústria de criptomoedas é a maior corretora do Brasil e, de acordo com a imprensa local, a empresa fez parceria com a Nasdaq para lançar uma plataforma de negociação de ativos digitais chamada XTAGE, totalmente integrada ao ecossistema do XP.
O CFO, Bruno Constantino, observou que os clientes XP terão acesso direto pelo aplicativo da empresa e isso será, posteriormente, estendido a investidores externos da plataforma. Ao comentar sobre as recentes quedas do mercado, o executivo apontou que “onde o mercado está [em termos de preços] é irrelevante para o lançamento da bolsa”.
O momento do lançamento está atrelado ao desenvolvimento de uma plataforma com segurança, escalabilidade e velocidade para o cliente”, disse Constantino.
Lucas Rabechini, Diretor de Produtos Financeiros, comentou que a XP não se importa com a condição atual do mercado de criptomoedas, já que o nicho tem potencial para crescer e, como tal, a corretora está focada nos próximos cinco, dez anos.
Roland Chai, vice-presidente executivo da Nasdaq, também comentou sobre a parceria, observando que a colaboração com a XP poderá conceder acesso adicional a serviços de criptomoedas e criar novas oportunidades para investidores no Brasil.
A tecnologia de infraestrutura robusta e flexível da Nasdaq, projetada para atender às demandas do mercado, bem como às estruturas regulatórias atuais e futuras, permitirá que a XP dimensione sua plataforma de forma confiável e introduza novas classes de ativos à medida que cresce e evolui”, comentou Chai.
Vale lembra que este apenas mais um passo em direção às criptomoedas que vem acontecendo no Brasil, já que no início dessa semana, o maior banco digital do país, o Nubank, também firmou parceria com a Paxos Trust para lançar serviços de criptomoedas.