Os Fundos de Capital de Risco Descentralizados (DVCs = Capital de Risco Descentralizado) desafiam o modelo tradicional de investimento, avançando em direção à democratização das finanças e dos investimentos. Eles encorajam uma seção mais ampla da sociedade a ter a oportunidade de investir em empreendimentos promissores, oferecendo oportunidades de investimento transparentes e irrestritas.
Os DVCs funcionam com a mesma intenção que os fundos tradicionais de capital de risco (VC) que investem privadamente em startups, entretanto, eles representam uma mudança narrativa fundamental nas oportunidades de captação de recursos tanto para startups quanto para investidores.
Inversão Tradicional vs. VC Descentralizado
A era dos clubes privilegiados chegou ao fim.
Durante anos, muitas empresas iniciantes contaram com fontes privadas de capital. Para recebê-la, eles tiveram que escalar e fazer crescer suas empresas. Twitter, Amazon, Facebook e outras marcas adotaram esta abordagem, trazendo suas primeiras oportunidades de investimento de capital de risco para indivíduos ricos, fundos de pensão e outras instituições, que investiram nestas empresas e eventualmente geraram retornos significativos.
Estes últimos pertencem ao chamado “clube dos privilegiados”. De acordo com a lei, somente investidores e instituições “credenciados” podem participar de um fundo de capital de risco tradicional. O credenciamento está sujeito aos regulamentos da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e se baseia em métricas de riqueza, renda e experiência no mercado financeiro. Embora se destine a proteger os investidores inexperientes de tomar decisões comerciais insensatas, também bloqueia oportunidades de investimento e, consequentemente, de enriquecimento para muitos indivíduos.
Desvantagens do investimento tradicional em startup
Os capitalistas de risco tradicionais (CRs) tendem a trabalhar com organizações hierárquicas com múltiplos níveis de liderança e tomada de decisões altamente burocráticas. Em tais estruturas, as informações devem fluir através da hierarquia de baixo para cima até o centro do poder. Como resultado, a inovação, o compromisso e a colaboração são limitados pelas imperfeições do antigo sistema.
Com isto em mente, o conceito tradicional de capital de risco pode ser visto como um sistema muito ineficiente, envolto em segredo e mistério. Os investidores que têm acesso ao fluxo do negócio gastam muito tempo capturando e alocando o capital fornecido pelos investidores credenciados, que são principalmente organizações e indivíduos com patrimônio líquido muito elevado.
Democratização do capital de risco
Nos investimentos iniciais tradicionais, a adesão ao chamado clube VIP de investidores credenciados de alto nível é muito difícil para a pessoa comum. Entretanto, com o advento da tecnologia de cadeias de bloqueio e o aumento dos CVs descentralizados, tudo mudou drasticamente – as restrições e barreiras usuais se esbateram.
“A cadeia de bloqueio substitui a confiança nas pessoas e instituições pela confiança na tecnologia”. – Bruce Schneier, Harvard Kennedy School Fellow and Lecturer, The Nature of Trust.
Com a cadeia de bloqueio, podemos construir um mundo justo e equitativo, eliminando intermediários e democratizando oportunidades de investimento. No modelo de capital de risco descentralizado, autoridade e informação são descentralizadas, e cada indivíduo tem poder. Além disso, as comunicações abertas e a transparência permitem uma tomada de decisão mais rápida.
O caso da ConstitutionDAO mostra como organizações descentralizadas de capital de risco poderiam funcionar. Foi uma organização autônoma descentralizada que reuniu 17.000 investidores que reuniram fundos criptomoedas para concorrer coletivamente a uma cópia privada da Constituição dos EUA. Embora o pool de Éter que eles levantaram não tenha sido suficiente para superar outro grande investidor, a experiência demonstrou os princípios de um DVC: milhares de pequenos investidores podem se reunir para financiar projetos dentro de um ambiente baseado em uma cadeia de bloqueio.
Por que o DVC está ganhando Impulso?
Menos atrito
Como as empresas de aquisição para fins especiais (SPACs), os DVCs facilitaram a abertura de capital para start-ups, permitindo aos empreendedores atrair capital de risco privado mais facilmente.
Removendo barreiras geográficas
Enquanto os VCs tradicionais normalmente investem em empresas sediadas em grandes centros financeiros, o capital de risco descentralizado está removendo restrições geográficas com decisões de investimento baseadas no verdadeiro potencial do projeto em vez de uma abordagem baseada na localização geográfica.
Mentoreamento e aconselhamento
Além disso, os fundadores iniciantes que decidem levantar fundos através de DVCs podem se beneficiar da experiência diversificada de todos os membros on-line. Cada membro terá a oportunidade de fazer sugestões sobre modelo de negócios e melhorias tecnológicas. Eles também podem fornecer algumas oportunidades de recrutamento e vendas, e geralmente servem como embaixadores da empresa – tudo abertamente na cadeia de bloqueio.
Como a BullPerks desafia o investimento tradicional
A BullPerks é um dos exemplos proeminentes de um modelo descentralizado de captação de recursos. Como DVC e plataforma de lançamento de criptografia multicanal, a empresa persegue uma missão de democratizar as oportunidades de investimento para a comunidade. A BullPerks liberta o poder da cadeia de bloqueio e oferece um modelo descentralizado de captação de recursos que oferece tremendas oportunidades a todos os que estão dispostos a investir nos melhores projetos de criptografia, em igualdade de condições com os grandes capitalistas de risco.
Comprometida com a proteção dos usuários, a BullPerks realiza uma rigorosa due diligence em todos os projetos para trazer apenas os de maior qualidade à mesa, gerando retornos significativos para seus membros da comunidade. Este processo leva em conta vários aspectos do projeto, tais como as capacidades regulamentares, legais, financeiras e comerciais. Isto permite que a equipe traga apenas as iniciativas mais promissoras para a comunidade. O principal objetivo desta pesquisa é validar a qualidade da tecnologia, o modelo de negócios e a experiência da equipe fundadora.
Combinando o melhor da incubação tradicional de startup com um modelo descentralizado de captação de recursos, a BullPerks apoia os projetos DeFi e NFT com tudo o que eles precisam para um lançamento público, incluindo consultoria em tokenomics, RP & marketing, consultoria empresarial e muito mais.
Plataformas de VC descentralizadas, como a BullPerks, mudam a confiança fundada em pessoas e sistemas legados, que são lentos e fortemente regulados, para bloquear uma cadeia flexível e globalmente acessível, assegurada pela criptografia, que é rápida e sem constrangimentos.
Isenção de responsabilidade: Este material não deve ser interpretado como uma base para a tomada de decisões de investimento ou como uma recomendação para se envolver em transações de investimento. A negociação de ativos digitais pode envolver riscos significativos e pode resultar na perda do capital investido. Portanto, você deve garantir que compreenda plenamente o risco envolvido, considere seu nível de experiência, seus objetivos de investimento e procure aconselhamento financeiro externo, se necessário.