A ação do preço do Bitcoin ( BTC ) e do mercado mais amplo de criptomoeda foi relativamente moderado em 27 de maio, já que os comerciantes nervosos permanecem inseguros sobre o que vem a seguir após a queda do mercado da semana passada, que viu os comerciantes alavancados serem dizimados quando o BTC caiu para US $ 30.000 antes de seu preço se recuperar.
Dados mostram que, embora o preço do Bitcoin tenha conseguido atingir altas e baixas mais altas na semana passada, os touros continuam a enfrentar forte resistência a qualquer tentativa significativa de ultrapassar US $ 40.000 enquanto os ursos defendem o nível psicologicamente importante.
Para muitos traders, a correção recente provavelmente desencadeou flashbacks do tipo PTSD do crash do mercado em 2017 e 2018 e o inverno criptográfico de dois anos que se seguiu, e esta pode ser a razão pela qual o mercado parece indeciso no momento.
Dado que muitos comerciantes não têm certeza do que pode vir a seguir para o preço do Bitcoin, é aconselhável considerar os vários cenários de alta e baixa que podem ocorrer e também avaliar as opiniões dos analistas do setor.
Os comerciantes permanecem cautelosos após a recente liquidação
De acordo com David Lifchitz, sócio-gerente e diretor de investimentos da ExoAlpha, é importante observar de perto os eventos recentes do mercado e analisar os catalisadores que criaram a situação atual.
Lifchitz disse à que após uma “corrida de touros quase ininterrupta de US $ 10.000 em outubro de 2020 para uma alta de todos os tempos para o BTC em US $ 65.000 em meados de abril de 2021”, o mercado viu várias ondas de realização de lucros antes da “grande desalavancagem de 2021 , ”Que viu o preço do BTC cair 54%, para US $ 30.000, enquanto o Ether ( ETH ) e as altcoins foram atingidos com ainda mais força.
De acordo com Lifchitz, a correção teve sucesso em “reduzir drasticamente a quantidade de alavancagem que prevalecia no ecossistema”, o que pode ser visto como um desenvolvimento saudável para o mercado geral, pois ajudará “a construir uma base mais estável”.
Lifchitz alertou que, embora os dados mostrem que alguns compradores iniciais conseguiram adquirir fichas perto das mínimas, tanto os volumes quanto as posições em aberto de futuros permaneceram fracos, “não mostrando urgência para recarregar”.
O vencimento mensal das opções para Bitcoin e Ether está a menos de 24 horas de distância, e Lifchitz acredita que eles estão impedindo “qualquer movimento significativo no curto prazo”. Ele também sugeriu que será “difícil convencer investidores queimados a voltar ao jogo agora” devido à falta de catalisador de alta e ao lembrete recente de que “os preços nem sempre sobem”.
Isso colocou o mercado em uma “fase de esperar para ver”, de acordo com Lifchitz, com seguidores de tendência e investidores contrários precisando “ver algum movimento, para cima ou para baixo” antes de entrarem no mercado.
Lifchitz disse:
“O mercado definitivamente precisa de um catalisador, seja para cima ou para baixo, para seguir em frente. Um período muito longo sem qualquer catalisador pode levar ao cansaço dos investidores, que podem decidir sacar e buscar outras pastagens, que atuariam como gravidade sobre os criptomoedas, desencadeando um movimento descendente. Os próximos dias / semanas serão muito reveladores do que esperar. “
Indicadores de alta abundam
Enquanto o crypto trader médio está atualmente em um estado de estagnação e aguardando o próximo grande movimento do mercado para sinalizar o que o BTC pode fazer a seguir, os dados da rede indicam movimentos de alta de grandes jogadores que aproveitaram a recente queda comprando.
De acordo com Micah Spruill, sócio-gerente e diretor de investimentos da S2F Capital, a maior parte das vendas que foram vistas nas baixas recentes “foram de novos participantes no mercado” que “estão vendendo com prejuízo e parecem estar exaustos em este ponto.”
Spruill apontou para o volume de transferência líquida do BTC, o que mostra que após a desaceleração de baixa entre 17 e 20 de maio, “Quantidades maciças de USDC e USDT foram enviadas para bolsas (para comprar BTC, ETH, etc.) e puxe-os para um armazenamento de longo prazo. ”
Uma análise mais aprofundada mostra que as carteiras de varejo segurando entre 0,1 e 1 BTC, assim como as carteiras de baleias segurando entre 1.000 e 10.000 BTC, têm se acumulado nesses níveis em preparação para um movimento geral de alta.
Outro indicador de alta mencionado por Spruill é o crescimento líquido das entidades, que “está se recuperando de volta aos níveis anteriores” e pode sinalizar que “o mercado altista está de volta com força total” se essa tendência continuar nas próximas semanas e a métrica retomar suas máximas .
No geral, Spruill vê um movimento positivo para o BTC no futuro, embora o momento seja questionável devido a uma variedade de fatores.
Spruill disse:
“Acho que podemos passar um longo período de tempo (meses) entre o nível de $ 30.000 a $ 42.000, conforme o mercado digere os eventos recentes e passamos por um período de re-acumulação no meio do ciclo. Como alternativa, é possível que tenhamos uma recuperação semelhante ao COVID, por meio da qual vemos o Bitcoin quebrar fora dessa faixa em breve e se recuperar muito mais rápido do que os outros esperam. ”