O Github, principal plataforma de desenvolvedores, anunciou o bloqueio de mais de uma dúzia de contas de desenvolvedores russos associados a organizações que sofreram sanções pelo governo dos Estados Unidos.
As contas bloqueadas incluem alguns dos maiores bancos da Rússia, como o Sberbank e o Alfa-Bank, assim como desenvolvedores individuais ligados às empresas sancionadas. Até mesmo muitas outras contas individuais que não possuem quaisquer vínculos com empresas sancionadas também foram bloqueadas.
Vadim Yanitskiy, um desenvolvedor individual russo, foi ao Twitter mostrar que sua conta havia sido suspensa pela GitHub, inclusive publicando uma captura de tela mostrando o anuncio da suspensão.
Minha conta do Github foi suspensa sem notificação prévia. Talvez porque eu seja etnicamente russo. ‘A visão do GitHub é ser o lar de todos os desenvolvedores, não importa onde eles residam’, disseram eles”, publicou Yanitskiy.
My github account is unlocked, thanks everyone. The ban was related to the sanctions imposed on my previous employer.
— Sergey Bobrov (@Black2Fan) April 15, 2022
O Github é uma plataforma popular de desenvolvimento de software usada para armazenar, rastrear e colaborar em projetos de software. Ele permite que os desenvolvedores carreguem seus próprios arquivos de código e colaborem com outros desenvolvedores em projetos de código aberto. Tornou-se uma parte essencial do ecossistema criptográfico devido à sua natureza de código aberto.
De acordo com as primeiras informações, a maioria das empresas e desenvolvedores que enfrentam suspensão pertencem a bancos privados russos e nenhuma empresa ou desenvolvedor de criptomoedas foi impactado. O Github não fez qualquer comunicado oficial, até o fechamento dessa matéria.
A situação foi exposta após alguns desenvolvedores russos contatarem o Github sobre a suspensão, e também sequer receberam uma resposta, explicando os motivos por trás da suspensão com um link adicional através do qual eles poderiam tentar reaver suas contas.
O bloqueio de contas de desenvolvedores individuais levantou muitas questões, especialmente quando a plataforma de código aberto prometeu a garantia de que seus serviços gratuitos de código aberto estariam disponíveis para todos, incluindo desenvolvedores na Rússia.