Move-to-earn, são jogos que pagam seus usuários para eles praticarem atividades físicas como se deslocar a pé, de bicicleta ou de outras maneiras. Assim, quanto mais tempo se gasta em movimento, mais se pode ganhar. Este conceito “FitnessFi” é um segmento em rápido crescimento da Web3, que permite aos usuários controlar e rentabilizar os seus dados pessoais.
O que é Move-to-Earn?
Move-to-Earn pode ser um termo novo, mas não é um conceito novo. O exercício tem sido gamificado há anos. A Nintendo popularizou os jogos de aplicativos móveis baseados em movimento através do Pokémon GO. Eles lançaram recentemente um conjunto de jogos de fitness com seu console Nintendo Switch que ainda possui controladores de fitness dedicados (por exemplo, Exercise Ring).
Se formos mais para trás, também tivemos o console Wii, impulsionando jogos como Wii Sports. Pode-se até considerar os esportes uma forma de M2E, já que os jogadores profissionais ganham dinheiro com isso por meio de patrocínios, vitórias em torneios, etc. Jogar esportes profissionalmente, no entanto, provavelmente está além da maioria de nós. Mas o M2E agora permite que você ganhe recompensas financeiras por ser ativo. Simplificando, o Move to Earn é um formulário no qual os usuários podem ganhar dinheiro movendo-se. Os movimentos serão registrados usando tecnologia de sensores, GPS, no telefone.
Top 5 jogos move-to-earn
STPEN (GMT)
STEPN é um aplicativo de estilo de vida Web3 com elementos sociais divertidos e design de gamificação.Para jogar é necessário comprar um tênis NFT e, com ele, o usuário pode caminhar ou correr e ganhar tokens GST, que podem ser usados para subir de nível ou cunhar novos tênis.
O jogador pode optar por alugar ou vender seus tênis NFT no Marketplace no aplicativo. Enquanto isso, os ganhos de GST dos usuários são armazenados na carteira do aplicativo, que possui uma função de troca integrada.STEPN é criado pelo Find Satoshi Lab, um estúdio de fintech com sede na Austrália. A equipe venceu o 2021 Solana Ignition Hackathon Gaming Track e faz parte do grupo DeFi Alliance Gaming.
Digital Fitness (DEFIT)
O Digital Fitness se apresenta como uma plataforma de fitness descentralizada inovadora, alimentada por seu token nativo DEFIT, o que é feito por meio da integração do aplicativo móvel 360Wellness para controle de movimentos e de recompensas. O 360Wellness é “um aplicativo Web3 em desenvolvimento com objetivo de criar o primeiro mercado de fitness digital do mundo baseado em uma economia tokenizada, capacitando criadores de fitness e recompensando a comunidade com criptomoedas enquanto se exercitam e criando um ecossistema completo alimentado pelo token DEFIT.” Segundo a plataforma, o DEFIT é um projeto incubado pela Rede Ferrum.
Apoiado por uma das melhores incubadoras de projetos do espaço DEFIT é um projeto que pode ser 100% confiável e que atendeu a todos os seguintes critérios: verificação especializada de projetos de blockchain em estágio inicial, auditorias obrigatórias de contratos inteligentes pela Blockchain Consilium, conheça seu cliente (“KYC”) da equipe do projeto, requisitos de liquidez rigorosos e seguros.
Dustland Runner (DOSE)
O jogo se descreve como o primeiro game de áudio blockchain de movimento para ganhar. Corridas, sprints e corridas do mundo real movem os jogadores para a frente na narrativa do jogo. A produção física dos jogadores é recompensada no mundo virtual com itens digitais na forma da cripto DOSE, que podem ser usados para fazer upgrades de personagens e acessar recursos adicionais.
A movimentação parte da narrativa do game, que se passa no ano 2272, depois que todas as cidades da Terra foram destruídas por uma poderosa explosão solar e os jogadores fazem parte de um dos poucos sobreviventes que vagam pelas terras empoeiradas e que precisam se manter vivos. O Dustland Runner requer a compra de um Kettlemine NFT, que permitirá recompensas de tokens de $DOSE durante o jogo.
Genopets (GENE)
Construído na rede Solana (SOL), o Genopets é considerado o primeiro jogo com tokens não fungíveis (NFTs) do metaverso que incentiva a atividade física. O game NFT free-to-play e move-to-earn combina as informações dos passos dados pelo usuário por meio do monitoramento da movimentação do telefone celular com a economia play-to-earn baseada na blockchain, o que significa que os usuários podem ganhar criptomoedas em ação na vida real enquanto exploram o Genoverso.
O GENE é um token de governança e staking que representa o valor do jogo Genopets como um todo e é usado para criar NFTs no jogo. Os detentores de GENE obtêm acesso a picos exclusivos em novos conteúdos, têm um design de voz no jogo e podem participar de vantagens especiais da comunidade, como airdrops, já o $KI é usado como moeda no jogo.
Sweatcoin (SWEAT)
A Sweatcoin, com sede no Reino Unido, diz que visa converter os movimentos físicos dos usuários em valor vinculado a criptomoedas. A empresa revelou recentemente detalhes sobre seu próximo token, SWEAT. Ele foi projetado para recompensar seus usuários de aplicativos por serem fisicamente ativos. Segundo a empresa, a criptomoeda SWEAT foi concebida para criar valor a partir dos movimentos das pessoas. Alega ainda que o processo de cunhagem seria baseado nas atividades físicas dos usuários. Ele procura inspirar as pessoas a melhorar sua saúde, mesmo que ganhem por meio da plataforma.
O cofundador da Sweatcoin, Oleg Fomenko, disse que a empresa planeja trazer uma mudança na sociedade, incentivando os indivíduos a viver uma vida mais saudável. Ele acrescentou que a empresa não pensou em um programa de recompensa criptográfica no início porque as criptomoedas não eram difundidas em 2015. Então, ele disse que a empresa desenvolveu o token Sweatcoin para recompensar os usuários.A empresa também planeja oferecer aos usuários a opção de trocar seus Sweatcoins no aplicativo por tokens SWEAT na proporção de 1:1 em um evento de geração de tokens agendado para este verão. Os usuários receberiam uma Sweat Wallet, que geraria taxas, permitindo um conjunto de funções de finanças descentralizadas (DeFi) , como trocar tokens SWEAT com outras criptomoedas, provisões de liquidez, staking, etc.
SWEAT é uma criptomoeda obtida através do movimento, construída em NEAR – uma blockchain de baixo custo, alta velocidade e ecologicamente correta. O valor de SWEAT será determinado pelo valor que os usuários atribuem ao movimento; tornando-o incrivelmente único. Atualmente, o Sweatcoin App verifica as etapas como um Validador de Movimento. Com o tempo, a Fundação descentralizará o processo de verificação de movimento para permitir que outros aplicativos e wearables verifiquem novas formas de movimento, abrindo caminho para que os usuários ganhem SWEAT para natação, ciclismo, caminhada, ginástica e muito mais. O SWEAT se tornará mais difícil de cunhar com o tempo, o que significa que quanto mais cedo você andar, mais valor receberá.
Conclusão
A gamificação do exercício não é nova. Afinal, jogos como Pokemon Go e Wii Sports são baseados em jogadores se movimentando. Contudo, a execução de jogos move-to-earn em uma blockchain permite que os desenvolvedores incorporem criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) como recursos financeiros e recompensas. Os jogadores podem ganhar criptomoedas no jogo que podem ser trocadas por moedas fiduciárias do mundo real, fornecendo recompensas tangíveis por sua participação, em vez de simplesmente pagar para jogar um jogo.