A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) anunciou durante a noite da última quarta-feira (06) a aprovação de um quarto fundo negociado em bolsa de futuros de Bitcoin (ETF).
O grupo de fundos Teucrium está por trás do ETF Bitcoin Futures aprovado na última noite e se junta agora a um número crescente de ETFs futuros aprovados, complementando os ETFs ProShares, Valkyrie e VanEck Bitcoin Futures. Todos os ETFs à vista do Bitcoin foram rejeitados até o momento, porém, como apontado pelo CEO da Grayscale no Twitter, a maneira como a aprovação foi feita pode ser uma benção para os investidores à vista.
De acordo com Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale, se a SEC está confortável com um ETF de futuros de Bitcoin, eles também devem estar confortáveis com um ETF de Bitcoin spot, disse em sua publicação.
Ele se baseia em que como “todos os ETFs futuros de Bitcoin são criados iguais” e que o Teucrium se enquadra em uma lei de 1933, não na lei de 1940 em que os outros três ETFs se enquadram, então o argumento para arquivar um ETF à vista de Bitcoin se torna “mais forte”.
Sonnenshein tem sido protagonista para a criação de um ETF Bitcoin spot por algum tempo; tanto que sua empresa compartilhou planos para converter o GBTC Trust em um ETF em outubro do ano passado. Com mais de US$ 35 bilhões em ativos sob gestão, o GBTC Trust é o maior do mundo financeiro legado, a conversão para um ETF à vista seria importante.
A SEC até reconhece essa ligação na aprovação do Teucrium ‘a Comissão não está convencida de que o mercado de contratos futuros de bitcoin da CME’ está sozinho; tem uma ‘falta de conexão’ e ‘não é especificamente influenciado materialmente’ por outros mercados de bitcoin”, apontou Sonnenshein.
The SEC even acknowledges this linkage in the Teucrium approval “the Commission is not persuaded that the market for CME bitcoin futures contracts “stands alone;” has a “lack of connection” with, and is “not specifically materially influenced” by, other bitcoin markets”.
— Sonnenshein (@Sonnenshein) April 7, 2022
Gary Gensler, presidente da SEC, pode estar bloqueando os ETFs à vista porque “desde que os fundos fluam para os ETFs à vista mais rapidamente do que são resgatados, o efeito líquido fornece liquidez de saída do dólar para aqueles que procuram sacar seu Bitcoin”, disse ele numa oportunidade.