Recentemente, o fundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, demonstrou preocupações sobre o futuro do Ether, o que gerou uma resposta dos participantes do evento ETHDubai, em uma palestra em que falavam sobre os perigos das criptomoedas.
Durante uma entrevista, Vitalik Buterin comentou sobre algumas de suas preocupações em relação à plataforma, incluindo a presença de players que buscam apenas o lucro e se desviam da visão original de uma plataforma igualitária. “Se não exercitarmos nossa voz, as únicas coisas que são construídas são as que são imediatamente lucrativas”, comentou Buterin na oportunidade.
E foi baseado nessa situação que Sergej Kunz, cofundador da 1inch Network, comentou que discorda muito do fundador do Ethereum, afirmando que, embora existam “projetos fraudulentos” que tentam obter dinheiro de investidores de varejo, também existem bons projetos que realmente precisam de financiamento e que podem obter esse financiamento de capitais de risco que estão tentando obter lucro.
Vemos anjos e investidores. Eles nos ajudaram. Eles nos deram dinheiro para nos concentrarmos totalmente, para trabalhar nessa startup. Trabalhamos para melhorar o espaço, para criar algo único e melhorar todo o sistema financeiro”, disse Kunz.
Outro que também se opôs à fala de Buterin foi Aleksei Pupyshev, desenvolvedor da GTON Capital, que acredita que deve haver um equilíbrio entre iniciativas lucrativas e sem fins lucrativos dentro do espaço, mesmo que existam muitos projetos que apoiam a caridade e resolvem problemas relacionados à saúde, as recompensas podem motivar as pessoas a entrar no setor.
Precisamos de mais motivação para as pessoas que estão explorando, e elas estão explorando investindo”, apontou Pupyshev.
Porém, há quem concorde em partes com o fundador do Ethereum, como Siva S, CTO da Ozone, que observou que o problema está ligado ao crescimento da plataforma, à medida que o ecossistema de criptomoedas cresce, players financeiros mais tradicionais com foco no lucro entrarão e desejarão “algum tipo de controle”, disse ele.
Raullen Chai, cofundador da IoTeX, apoiou Buterin, dizendo também que está preocupado se os pioneiros da criptomoeda podem manter suas visões para suas plataformas, afirmando que não tem certeza se pode manter sua visão.