O banco de ativos digitais Kraken Bank, baseado no Wyoming (EUA), deu um importante passo para receber uma Conta Mestra do Federal Reserve (Fed) e obter o mesmo acesso ao sistema de pagamentos global que os bancos tradicionais possuem nos Estados Unidos.
As empresas de criptografia tradicionalmente encontram muita dificuldade em acessar serviços bancários e, caso a Kraken tenha esse acesso, estaria bem posicionada para atender a esse mercado, sendo efetivamente tratada como um banco tradicional.
A American Bankers Association (ABA) recentemente concedeu à Kraken um número de roteamento, a deixando a um passo de receber uma das contas mestras mais cobiçadas do Federal Reserve, que permitiria depositar fundos no Fed e acessar o sistema global de pagamentos. O Banco Custodia (anteriormente Avanti) recebeu um número de roteamento no mês passado.
Assim como a o banco Custodia, a Kraken, é uma instituição depositária de propósito especial (SPDI), uma designação regulatória específica do Wyoming, que permite que essas empresas apoiem as atividades bancárias de ativos digitais.
Julie Hill, professora da Faculdade de Direito da Universidade do Alabama, foi a primeira a reparar que o número de roteamento foi dado ao Kraken, em sua conta no Twitter, comentando também que a ABA deve ter emitido o número nas últimas duas semanas.
What does getting a routing number mean for a Federal Reserve master account applicant? Here’s a 🧵. Under the Reserve Bank’s Operating Circular 1, Apx 1, an ABA routing number is part of the required form for opening a master account. https://t.co/QxyaTrAwb3 https://t.co/JlGJe7503y
— Julie A. Hill (@ProfJulieHill) February 10, 2022
Embora os números de roteamento sejam um primeiro passo crítico para os bancos que buscam contas mestras do Fed, atribuir um número de roteamento não indica necessariamente que um banco certamente receberá uma conta mestra da ABA.
Vale lembrar que, no ano passado, o Fed publicou um pedido de comentário público sobre uma proposta para “avaliar solicitações de contas e serviços de pagamento” nos bancos do Fed. Naquela oportunidade, o CEO do Kraken Bank, David Kinitsky, disse que a abordagem do Fed era bem-vinda. Segundo comunicado publicado no mês passado, o Fed recebeu 46 comentários e outras 281 cartas em resposta.