O Internet Computer é uma plataforma de crowd computing de código aberto construída pela Fundação DFINITY que foi projetada para lidar com alguns dos principais desafios enfrentados hoje pela Internet tradicional – como segurança do sistema deficiente, monopolização de serviços de Internet e uso indevido do usuário pessoal dados.
Ela foi criada para construir uma Internet moderna capaz de hospedar praticamente qualquer escala de aplicativo – desde contratos inteligentes simples e aplicativos DeFi a plataformas pan-industriais e sistemas corporativos. O sistema é teoricamente capaz de hospedar “toda a lógica e dados de software da humanidade em contratos inteligentes”.
O projeto foi fundado e anunciado pela primeira vez em 2015, e conduziu várias rodadas de financiamento ao longo de 2018 – arrecadando um total de $ 195 milhões. O crescimento e o desenvolvimento do Internet Computer estão atualmente sendo supervisionados pela Fundação DFINITY, uma organização sem fins lucrativos com sede em Zurique, com escritórios em Palo Alto, San Francisco, Tóquio e equipes remotas em todo o mundo.
Além disso, a plataforma está sendo estabelecida por uma extensa comunidade de desenvolvedores, que são capazes de usar os recursos de desenvolvedor do DFINITY para construir e lançar seu próprio software no Internet Computer
Como funciona o Internet Computer?
O Internet Computer é construído em um novo protocolo descentralizado conhecido como Internet Computer Protocol (ICP), que combina o poder de computação coletivo de um grande número de nós de computadores para produzir uma única plataforma de computador unificada capaz de suportar aplicativos de qualquer escala e complexidade.
Com o Internet Computer, os contratos inteligentes são segregados em unidades de código seguras, conhecidas como “caixas”, que são as unidades computacionais que funcionam como aplicativos ou funções individuais. Os usuários finais podem interagir com esses canisters por meio de um ponto de entrada – e sua experiência de usuário será muito parecida com a Internet de hoje.
Ao contrário da Internet tradicional, o Internet Computer hospedará e servirá diretamente aplicativos e dados na cadeia, em vez de depender de uma infraestrutura centralizada. Em sua camada de base, uma rede de centros de dados pode lançar nós que executam o protocolo ICP. Esses nós podem então ser organizados em sub-redes que são usadas para hospedar caixas de software com as quais os usuários podem interagir como parte de sua experiência na web.
Em março de 2021, a plataforma lançou sua rede principal semi-pública e centros de dados e desenvolvedores estão sendo integrados. O token ICP ainda não está sendo negociado em bolsas, mas vários produtos de futuros ICP (conhecidos como IOUs) estão negociando várias plataformas de bolsa – incluindo MXC.
Um roteiro de 20 anos para o projeto foi divulgado recentemente pela Fundação DFINITY, abaixo incluímos um resumo de seus objetivos
Dentro de cinco anos: as escolas ensinarão sobre Internet Computer e Motoko (sua linguagem de programação). Alguns serviços de Internet aberta terão alcançado um sucesso substancial e haverá um amplo entendimento do que é o ICP.
Dentro de 10 anos: O Internet Computer estará em um caminho para ultrapassar o ecossistema fechado de Internet proprietário das grandes tecnologias; os fundos continuarão a ser redirecionados para o ICP de empresas legadas da Internet; e o DeFi estará no mesmo nível da tecnologia financeira tradicional.
Em 20 anos: O ICP será maior que a internet fechada de hoje. A maior parte da infraestrutura crucial da sociedade será hospedada nele e os indivíduos em todo o mundo se beneficiarão com uma privacidade e liberdades pessoais cada vez melhores.
O que torna o Internet Computer único?
Ao contrário das plataformas concorrentes, o usuário final não paga pelos resultados computacionais de contratos inteligentes (ou caixas) no Internet Computer. Esses canisters são pré-carregados com “ciclos” e, em vez disso, pagam por seus próprios cálculos por meio de uma espécie de modelo de “gás reverso”.
Isso traz vários benefícios. Por um lado, os usuários não precisam possuir nenhuma criptomoeda para interagir com o ICP – eliminando uma barreira significativa à entrada. Os usuários também não precisam saber que o serviço com o qual estão interagindo é baseado em tecnologias descentralizadas, tornando o processo uma experiência perfeita para o que estão acostumados hoje.
Em vez disso, os data centers recebem remuneração por seus serviços na forma de tokens ICP. Alguns desses tokens são usados para carregar recipientes com ciclos. Como recurso computacional do Internet Computer, os ciclos são gradualmente esgotados com o uso de cada caixa e devem ser reabastecidos regularmente. O custo de cada ciclo será definido pelo sistema de governança da rede, e deve tender a um valor estável ao longo do tempo.
Esse sistema de governança, conhecido como Network Nervous System (NNS), foi revelado pela primeira vez pela Fundação DFINITY em setembro de 2020. O NNS é responsável por “controlar, configurar e gerenciar” a rede. Para participar da governança da rede, os usuários precisarão bloquear os tokens ICP por um determinado período de tempo. Este processo cria “neurônios” que dão ao usuário o direito de votar em propostas de governança para ajudar a moldar a rede e ganhar recompensas de governança
O Internet Computer é alimentado por um mecanismo de consenso de quatro camadas baseado em prova de aposta (POS). Consiste em uma camada de identidade, uma camada de farol aleatório, uma camada de blockchain e uma camada de notário. Juntas, essas camadas permitem segurança comprovada e resistência a vetores de ataque conhecidos (como Sybil e ataques de 51% ), mantendo a descentralização e garantindo que a rede possa ser dimensionada para suportar milhões de participantes.
O projeto Internet Computer está sendo trabalhado por uma das equipes mais extensas no espaço da criptografia, ou para citar diretamente o DFINITY, está sendo construído pela “equipe mais distinta da indústria de engenheiros de computação distribuída, criptógrafos e especialistas operacionais”. Seu desenvolvimento é liderado pelo fundador e cientista-chefe do DFINITY, Dominic Williams – um experiente empresário e teórico de criptografia que foi o pioneiro do relé de limite DFINITY e da tecnologia de corrente PSC.
Como o Internet Computer se compara ao Ethereum?
Ao contrário da Ethereum , que busca fornecer a pilha de tecnologia para aplicativos descentralizados (DApps) principalmente preocupados com a movimentação e o uso de ativos digitais (como tokens ETH e ERC-20 ), o Internet Computer tem a tarefa de substituir a Internet tradicional alocando identidades especiais aos dados centros e usando a transferência da governança do ICP para os usuários finais.
Por um lado, Ethereum usa contratos inteligentes para fazer cumprir acordos e ações automaticamente. O Internet Computer, por outro lado, usa botijões; que são muito semelhantes aos contratos inteligentes, mas são desenvolvidos para serem ultraescaláveis.
Além disso, as duas plataformas diferem consideravelmente em sua velocidade e eficiência. Enquanto Ethereum atualmente sofre com taxas de transação relativamente altas e tempos de confirmação de transação lentos (em grande parte devido ao congestionamento), a taxa de transferência maciça do Internet Computer garante que seja capaz de atingir a finalização absoluta da transação em 5-10 segundos, com escalabilidade praticamente ilimitada graças à inovação de relés de limite.
Com isso em mente, essas vantagens de desempenho são vistas quando comparamos o Internet Computer ao estado atual do Ethereum. Com a implementação gradual do Ethereum 2.0 , essas diferenças podem mudar consideravelmente.