A Ucrânia anunciou que não vai realizar o tão esperado lançamento de airdrop que vinha prometendo nos últimos dias, principalmente após confirmar que o país faria lançamento no início desta semana. Ao invés disso, o vice-primeiro-ministro, Mykhailo Fedorov, disse que eles emitirão NFTs.
O anúncio foi feito via publicação no Twitter, nesta quinta-feira (03), quando Fedorov comentou sobre uma análise feita e sobre o número de pessoas que estão dispostas a ajudar a Ucrânia, em meio a guerra contra a Rússia.
Após cuidadosa consideração, decidimos cancelar o lançamento do airdrop. Todos os dias há mais e mais pessoas dispostas a ajudar a Ucrânia a combater os ataques. Em vez disso, anunciaremos em breve NFTs para apoiar as Forças Armadas Ucranianas. NÃO TEMOS planos de emitir tokens fungíveis”, tuitou Fedorov.
After careful consideration we decided to cancel airdrop. Every day there are more and more people willing to help Ukraine to fight back the agression. Instead, we will announce NFTs to support Ukrainian Armed Forces soon. We DO NOT HAVE any plans to issue any fungible tokens
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 3, 2022
O programa de lançamento airdrop de criptomoedas da Ucrânia tomou um rumo inesperado na última quarta-feira (02), quando uma conta falsa criou 7 bilhões de “Tokens do Mundo da Paz”, disfarçando-o como o token de lançamento airdrop original para doadores de criptomoedas.
O falso lançamento começou quase uma hora antes do horário oficial mencionado para o airdrop original, mas foi sinalizado logo depois pelo Etherscan. Algumas horas depois, o ministro ucraniano foi obrigado a publicar que planeja usar NFTs e desistiu dos planos de oferecer quaisquer tokens fungíveis.
A carteira oficial de criptomoedas ucraniana para doações recebeu cerca de US$ 7 milhões em doações após o anúncio do lançamento airdrop, segundo o governo local, e se tornou um tópico de debate no Twitter entre a comunidade cripto. Embora o ministro não tenha revelado nenhum motivo para o cancelamento do lançamento airdrop, membros da comunidade de criptomoedas não ficaram felizes com a reviravolta.
A Ucrânia recorreu aos tokens em meio ao agravamento das situações no país causadas pelas invasões da Rússia. A conta oficial do Twitter da Ucrânia já havia compartilhado na semana passada um endereço de carteira Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) junto com um pedido de ajuda da comunidade de criptomoedas em todo o mundo. Até o fechamento dessa matéria, não há informações sobre os NFT’s, como será ou quando ocorrerá sua venda.