O Bitcoin ultrapassou o rublo russo depois que um aumento no mercado de cripto coincidiu com a queda da moeda da Rússia. O BTC atingiu mais de US$ 41.000 na tarde de segunda-feira, de acordo com o índice de mercado.
O rublo caiu cerca de 25% no dia de hoje, caindo abaixo de US$ 0,01 na segunda-feira para um novo recorde de baixa. A queda da moeda fiduciária da Rússia ocorreu em meio ao aumento das sanções contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia, com o Ocidente introduzindo restrições para alguns bancos russos ao sistema global de pagamentos bancários SWIFT.
Com tudo, aumento no preço do bitcoin que aconteceu hoje foi parcialmente alimentado por pessoas trocando rublos pela criptomoeda, de acordo com alguns analistas crypto, que disseram que o Bitcoin serviu como uma reserva de valor durante tempos de incerteza geopolítica e econômica.
O fato é que as sanções ocidentais fizeram com que usuários buscassem comprar bitcoin (BTC) e outras criptomoedas com rublos para manter suas reservas de valor. No entanto essa demanda fez
com que a exchange de criptomoedas russa BestChange.ru tenha ficado offline, o que também levou à especulação de que era resultado de hackers e até mesmo proposital por muitos usuários.
Em resposta às sanções ocidentais, o banco central da Rússia mais que dobrou as taxas de juros para 20% na segunda-feira com o intuito de proteger o rublo e manter investidores.