O órgão regulador financeiro do Reino Unido, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) emitiu um alerta sobre fusões de criptomoedas na tarde desta terça-feira (22), depois do anúncio que a corretora de criptomoedas austríaca Bitpanda compraria o depositário DeFi Trustology.
A aquisição é a primeira desse tipo no mercado do Reino Unido e é vista pela Bitpanda como um primeiro passo para transformar sua plataforma, a Bitpanda Pro, em um negócio de corretagem de primeira linha.
Assim que o anúncio foi feito, na manhã desta terça-feira, a FCA emitiu um comunicado destacando que os regulamentos existentes para empresas de criptomoedas não incluem disposições, o que permite ao órgão de vigilância avaliar o quão bem os novos proprietários atendem aos seus requisitos, caso uma empresa regulamentada por ela for comprada.
Outros órgãos conferem à FCA poderes para supervisionar ou autorizar as empresas que operam no Reino Unido funcionem. “A FCA pode tomar medidas para suspender ou cancelar o registro de uma empresa de criptoativos se não estiver convencida de que a empresa ou seu beneficiário efetivo está apto e adequado”, dizia o comunicado.
O órgão ainda afirmou que tem poderes suficientes para suspender ou cancelar o registro de criptoativos de uma empresa por vários motivos, inclusive quando uma empresa não cumprir suas obrigações. Um porta-voz da Bitpanda disse que ela e a Trustology estão “confiantes de que não terão problemas com a negociação”.
Temos uma relação de trabalho muito boa com a FCA, que foi informada dessa transação com bastante antecedência e a declaração da FCA estava de acordo com as expectativas da Bitpanda. Dado que esta transação foi a primeira aquisição de uma empresa de criptoativos registrada pela FCA, parece que a FCA quer destacar essa diferença específica em sua capacidade de avaliar a adequação de novos proprietários beneficiários de empresas de criptoativos registradas pela FCA somente após uma transação ter ocorrido”, pontuou o porta-voz da Bitpanda.